Presidente do TRE-PR promove audiência pública em Telêmaco Borba

Evento contou com o painel “Segurança da urna eletrônica na visão de um magistrado eleitoral” com o Dr. Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes

Fotografia de uma mesa de autoridades. Ao fundo, há um banner com logomarcas de projetos da Just...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhado do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, participou de uma audiência pública em Telêmaco Borba, nesta segunda-feira (25), com o tema “Justiça Eleitoral e Sociedade: Desafios e Ações para as Eleições 2022”. Nesta terça-feira (26), as autoridades estarão no município de Castro.

O presidente afirmou que a visita à região dos Campos Gerais visa aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e que até o final de 2022 todas as regiões do estado devem ser contempladas.  “Hoje vamos embora com a sensação de dever cumprido devido à participação efetiva da sociedade neste evento”, afirmou.

Já o diretor-geral ressaltou que as audiências, que já aconteceram nos municípios de União da Vitória e Guarapuava, também têm o objetivo de dar mais transparência ao processo eleitoral.

O município de Telêmaco Borba conta, atualmente, com 48.973 eleitoras e eleitores, 28 locais de votação e 156 seções eleitorais. Em 2022, a eleição acontece no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, em segundo turno (se houver). Serão disputadas vagas nas Assembléias Legislativas, Câmara Federal, Senado, Governo de Estado e Presidência da República.

Segurança da urna

No painel “Segurança da urna eletrônica na visão de um magistrado eleitoral”, o juiz eleitoral da 155ª Zona Eleitoral de Piraquara, Dr. Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, explicou porque o Brasil tem o melhor sistema eleitoral do mundo.

O magistrado, que é diretor de tecnologia da informação da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), falou sobre os procedimentos de auditoria do processo eleitoral e desmentiu boatos frequentes sobre o sistema eletrônico de votação.

Assista à audiência pública na íntegra

Participação popular

A audiência aconteceu no Fórum Eleitoral do município, com platéia reduzida por medida de segurança sanitária. Na abertura, a banda Fora da Pauta, formada por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, executou o hino nacional, em uma apresentação gravada. Ao final, foram respondidas dúvidas da plateia e de pessoas que se manifestaram pelo  YouTube.

Presenças

Compuseram a mesa de autoridades o desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR; a doutora Eveline Zanoni de Andrade e o doutor Mateus Ávila Andrade de Azevedo, respectivamente juíza e promotor eleitoral da 111ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Telêmaco Borba e Imbaú; o doutor Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, juiz eleitoral da 155ª Zona Eleitoral de Piraquara; e o doutor Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR.

Áreas técnicas do Tribunal fizeram apresentações sobre

Acesse um press kit (apresentação) com informações sobre serviços da Justiça Eleitoral e dados do eleitorado de Telêmaco Borba e Castro

Leia mais
05.10 -TRE-PR promove audiência pública em Guarapuava
05.10 - Presidente do TRE-PR ouve a população de União da Vitória em audiência pública
19.10 - Presidente do TRE-PR participa de audiências públicas em Telêmaco Borba e Castro nos dias 25 e 26 de outubro

 

Texto: Beatriz Tedesco e Melissa Medroni
Imagem: Vilmar Chequeleiro
Tratamento de imagem: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido