TRE-PR promove audiência pública em Guarapuava

No evento, autoridades e áreas técnicas apresentaram informações sobre planejamento das Eleições 2022 e segurança da votação eletrônica e responderam dúvidas da população

Fotografia de uma mesa de autoridades situadas atrás de uma mesa coberta por uma toalha verde, d...
Mesa de autoridades da audiência pública realizada pela Justiça Eleitoral em Guarapuava

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, participou de uma audiência pública no Fórum Eleitoral de Guarapuava na noite desta terça-feira (5). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube. Na noite anterior (4), foi a vez da população de União da Vitória (PR) apresentar suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Assista à audiência pública de Guarapuava na íntegra

O presidente do TRE-PR falou sobre a contribuição da Justiça Eleitoral para a sociedade e fez um relato sobre a consolidação do processo democrático do país. “Não basta ser um estado de Direito se não houver democracia, cujo fundamento principal é a soberania”, disse sobre o poder que emana do povo por meio do voto.

O desembargador Tito Campos convidou o eleitorado de Guarapuava que não esteja quite com a Justiça Eleitoral a regularizar a sua situação, bem como os jovens a realizarem o alistamento, para votar nas próximas eleições.

Pela internet é possível realizar primeiro título e transferência de município, alterar dados e regularizar a situação de título cancelado

O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, ressaltou que o TRE-PR não mede esforços para atender aos anseios da população. “Esta iniciativa, com a participação de equipes técnicas da sede e das 43ª e 44ª zonas eleitorais de Guarapuava, é uma demonstração da preocupação da Justiça Eleitoral do Paraná em fortalecer a relação institucional com a sociedade”, disse.

Eleições 2022

A secretária de Planejamento de Estratégia e Eleições, Solange Maria Vieira, lembrou que o eleitorado paranaense é formado por cerca de 8 milhões de pessoas, que votam em 25,7 mil seções eleitorais, onde atuam 100 mil mesárias e mesários.

Em 2022, a eleição acontece no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno. Serão disputadas vagas nas Assembléias Legislativas, Câmara Federal, Senado, Governo de Estado e Presidência da República.

Acesse o PDF da apresentação do planejamento das Eleições 2022

Segurança da urna

O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, falou sobre a transição do voto em cédula para o voto eletrônico. No local, foram apresentadas para o público uma antiga urna de madeira, uma urna de lona, um módulo de impressão de votos usado nas Eleições 2002 e uma urna eletrônica modelo 2000.

Acesse a apresentação completa sobre a segurança da urna 

Presenças

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula; doutor Ricardo Alexandre Spessato de Alvarenga Campos, juiz da 43ª Zona Eleitoral; doutor Luiz Carlos Hallváss Filho, promotor da 43ª Zona Eleitoral; e diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach.

O hino nacional foi executado pela banda Fora da Pauta, formada por autoridades, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, em uma apresentação gravada.

Por medida de segurança sanitária, o público presencial foi limitado a autoridades e representantes de partidos políticos e de entidades públicas e privadas convidados. Autoridades e áreas técnicas do Tribunal responderam dúvidas do público presente e também as enviadas pelo chat da transmissão no YouTube.

Texto: Beatriz Tedesco
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Imagem: Vilmar Chequeleiro
Tratamento de imagem: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido