Estudantes vão até o fórum para emitir o título eleitoral

Cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul visa atender cerca de 700 alunas e alunos

Fotografia de um grupo de jovens aguardando nas cadeiras de uma sala de espera para fazerem o tí...

Quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022, pode fazer o alistamento eleitoral até o fechamento do cadastro, no dia 4 de maio. Devido ao alto número de jovens nessa faixa etária ainda sem o título, o cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul implementou uma ação, visando atender cerca de 700 alunas e alunos das escolas da região.

Segundo o juiz da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul, doutor Ricardo Piovesan, o objetivo é reforçar a importância dos jovens tirarem o título e participarem da escolha democrática. “Estamos engajando esses estudantes a se alistar e a votar. Além de, depois da eleição, cobrar e fiscalizar aquilo que foi prometido nas campanhas eleitorais”, declarou.

Ação leva estudantes até o Fórum Eleitoral

A ideia inicial da equipe do cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul era ir até os colégios para auxiliar os jovens a tirarem o título, utilizando o Título Net e o Autoatendimento do Eleitor. Mas ao entrar em contato com as escolas, foram informados que o número de estudantes que ainda não haviam se alistado era alto. Por isso, ir até o local poderia ser um problema, devido à demanda de acessos à internet.

Como solução, a equipe optou por trazer as alunas e alunos, acompanhados de seus professores, para fazerem o título no fórum eleitoral da região. Um ônibus escolar, cedido pela Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Sul e de Antônio Olinto, leva os estudantes até o local. Até o momento, seis escolas já participaram da ação. O atendimento está sendo realizado nos turnos da manhã, tarde e noite.

Os jovens têm uma força muito grande, são críticos e detém a informação de uma forma muito fácil. A internet hoje está disponível para a busca de informações, então, com certeza, essa faixa etária tem um papel muito importante para o futuro do nosso país”, afirma Ana Claudia Neumann Cabral, chefe do cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul.

Ações futuras

Entre maio e agosto, a equipe do Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, em parceria com o Ministério Público, irão até as escolas realizar palestras e eleição simulada. Serão abordados temas como a importância da cidadania, voto consciente, funções de representantes políticos, segurança do processo eletrônico de votação, entre outros.

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto:
Divulgação
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido