Novo programa “Justiça Eleitoral Por Elas” busca ampliar participação feminina na política

Iniciativa lançada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura, enfrenta a desigualdade de gênero no ambiente eleitoral

Fotografia de oito pessoas, sendo que seis estão em pé e outras duas agachadas. São seis mulhere...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, lançou o programa Justiça Eleitoral Por Elas . O objetivo é incentivar e ampliar a participação das mulheres na política, enfrentando a desigualdade de gênero.

“A maioria de nosso eleitorado é feminino. Mas isso não se reflete na representatividade que deveria ter. O Projeto Justiça Eleitoral Por Elas visa promover estratégias para um maior protagonismo político delas”, destacou o desembargador Coimbra de Moura.

O projeto será coordenado pela Dra. Luciani Tesseroli Maronezi, coordenadora-geral da Comissão das Mulheres do TRE-PR. Ela reforça a proposta do projeto de visar “a conscientização e valorização feminina, à frente de seu espaço em todos os segmentos da sociedade, notadamente com a efetiva participação na política e conquista do que lhe é seu por direito”.

A proposta também cria mecanismos e metodologias que possam assegurar a formação política de mulheres em todo o Paraná.

Participação política

“Representamos mais da metade da população brasileira, daí a importância da adoção de ações afirmativas no empoderamento feminino e combate às distorções históricas”, complementou Dra. Luciani.

As eleições gerais de 2018 registraram o maior aumento na participação política de mulheres desde que o direito delas ao voto foi implementado, em 1932. O total de cadeiras ocupadas por mulheres na Câmara e no Senado foi de 15%. Já nas eleições municipais de 2020, somente 12% das mulheres foram eleitas como prefeitas.

Reuniões

Duas reuniões vinculadas ao novo programa já foram realizadas. A primeira delas aconteceu na última quinta-feira (2) para conhecer o trabalho da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba , alinhando ações entre o Legislativo e a Justiça Eleitoral do Paraná.

Presenças (foto de capa): Dra. Luciani Tesseroli, coordenadora geral da Comissão das Mulheres do TRE-PR; Dr Josmar Ambrus, secretário da presidência; Claudia Afanio, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade; vereadora Maria Leticia, procuradora da mulher da Câmara municipal de Curitiba; Gisele Alessandra Szmidt e Silva, Ilane Teixeira, Polliana Schiavon e André Almeida Machado, assessoras e assessor da vereadora.

Outra reunião, realizada na última sexta-feira (3), buscou o alinhamento das ações entre o TRE-PR e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a temática mulheres na política.

Presenças (foto abaixo): Dra. Luciani Tesseroli, coordenadora geral da comissão das mulheres do TRE-PR; Dr. Josmar Ambrus, secretário da presidência; Claudia Afanio, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade; Julianna Sesconeto, coordenadora executiva da Comissão de Mulheres do TSE ; e Bruno Andrade, secretário de modernização, gestão estratégica e socioambiental do TSE.

Fotografia de cinco pessoas em pé, sendo três mulheres e dois homens. Ao fundo está uma parede e...

Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Divulgação
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido