Presidente do TRE-PR destaca programas da Justiça Eleitoral do Paraná no VIII Congresso de Direito Eleitoral

Desembargador Coimbra de Moura falou sobre as campanhas que garantem a segurança e a participação da sociedade no processo eleitoral

Fotografia de um palco. Um homem está sentado em uma poltrona observando outro que discursa em u...

Na última sexta-feira (3), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, foi um dos painelistas do VIII Congresso de Direito Eleitoral, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).

Durante o evento, o presidente destacou os programas da Justiça Eleitoral do Paraná, como o Cidadania Plena , que garante a idosas, idosos e pessoas hospitalizadas ou com dificuldade de locomoção a participação nas Eleições 2022. Serão instaladas urnas eletrônicas em cinco hospitais e duas Instituições de Longa Permanência em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

“A Justiça Eleitoral do Paraná não mediu esforços para facilitar a essas pessoas o direito básico de exercer sua cidadania de maneira plena”, destacou. Também relembrou o mutirão promovido em todo o estado para a emissão e regularização do título de comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras.

Presenças

Também participaram do Congresso o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O TRE-PR recebeu os congressistas em um estande no local, onde foram apresentados os programas da Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas.

Fotografia de dois homens em pé, um ao lado do outro.


O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, com o presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura

Combate à desinformação

O presidente Coimbra de Moura ainda destacou a central Gralha Confere , que desmente notícias suspeitas sobre o processo eleitoral. “Sabemos que o maior desafio das eleições deste ano é o combate à desinformação e o TRE-PR está preparado”, ressaltou.

A agência de checagem conta, atualmente, com 58 parceiros que auxiliam na divulgação dos conteúdos.

Voto jovem

O voto jovem também foi destaque. O presidente do TRE-PR ressaltou a intensa campanha promovida no TikTok do Tribunal. “Que, diga-se de passagem, tem o maior número de seguidores e de visualizações entre todos os órgãos públicos do Brasil”, disse.

O Paraná conta com cerca de 124 mil jovens de 16 e 17 anos cadastrados para votar nas eleições em outubro . O número representa um aumento de 240% em comparação a 2020, quando o total era de 36.725 eleitoras e eleitores nessa faixa etária.


Fotografia de cinco pessoas em pé, uma ao lado da outra.

Da esquerda para a direita: Marianna Santos e Ana Luiza Thomazini, criadoras do conteúdo do TikTok do TRE-PR; a presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; o desembargador Coimbra de Moura; e Beatriz Artigas, também criadora de conteúdo do perfil

Uniamiga

Na ocasião, também foi assinada mais uma parceria do programa Uniamiga . A Faculdade Supremo tornou-se uma das 90 instituições de ensino superior a participar da iniciativa. Localizada em Belo Horizonte, tem polos de Educação a Distância (EAD) em todo o país.

O Uniamiga garante que a aluna ou aluno que trabalhe como mesária ou mesário tenha direito a 30 horas de atividades extracurriculares e, em caso de segundo turno, um total de 60 horas.

Fotografia de três pessoas em pé, uma ao lado da outra.

Da esquerda para a direita: Caio Braga, representante da Faculdade Supremo, desembargador Coimbra de Moura e Polyana Martins, também representante da faculdade.

Novo sistema

“O pioneirismo, sem modéstia alguma, tem sido a marca da Justiça Eleitoral do Paraná”, destacou o desembargador Coimbra de Moura sobre o novo sistema de prestação de contas desenvolvido pelo TRE-PR . O objetivo é controlar o orçamento de R$ 6 bilhões do Fundo Partidário.

O novo sistema vai, entre outras demandas, garantir que todas as informações prestadas por candidatas, candidatos e partidos sejam validadas já ao serem enviadas à Justiça Eleitoral. Haverá melhorias na transparência, análises e decisões dos processos, permitindo que todos tenham acesso aos dados de forma rápida.

Justiça Eleitoral Por Elas

Ainda no evento, o presidente apresentou o Justiça Eleitoral Por Elas. O novo programa do TRE-PR busca incentivar e ampliar a participação das mulheres na política. O presidente Coimbra de Moura reforçou que o projeto “quer enfrentar a desigualdade de gênero na política criando mecanismos, instrumentos e metodologias que assegurem a formação política de mulheres em todo o Paraná”.

O congresso

Promovido desde 2008 pelo Iprade, o Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral reúne em Curitiba especialistas no assunto em anos eleitorais. Em 2022, abordou o tema “Democracia constitucional e seus instrumentos de legitimação” durante os três dias de evento.

Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
Tratamento de imagem: Thiago Tolotti e Natália Elena de Sousa
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido