ENCOSEGUE: Presidente do TRE-PR se reúne com juízo eleitoral e comando militar de Paranavaí e região

Na ocasião, foi realizada Audiência Pública que contou com a participação de alunas e alunos de três escolas públicas

Fotografia de um grupo de dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, posando para foto em pé, ...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhado do doutor Valcir Mombach, diretor-geral, e do doutor Josmar Ambrus, secretário da presidência, se reuniu, na manhã da última quinta-feira (19/05), para o 7º ENCOSEGUE (Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas).

O evento, realizado no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Paranavaí, contou com a presença do doutor João Guilherme Barbosa Elias, juiz da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí e diretor do fórum eleitoral, e reuniu juízas e juízes eleitorais, ao lado de chefes de cartório de Paranavaí, Terra Rica, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Loanda, Alto Paraná e Santa Isabel do Ivaí para tratar de temas ligados aos preparativos das Eleições 2022.

Voto jovem

Em seu discurso de encerramento, o desembargador Coimbra de Moura, diante de uma plateia lotada com alunas e alunos de Paranavaí, falou do perfil do TRE-PR na rede social TikTok , que conseguiu estabelecer uma forte conexão com o eleitorado jovem utilizando a linguagem desse público, “a gente pode brincar, mas com responsabilidade”, disse o presidente, que ainda destacou os 29 anos da conquista do voto para os maiores de 16 e menores de 18 anos, eleitorado que teve um crescimento expressivo para as eleições deste ano no Paraná, quase quatro vezes o total nessa faixa etária em comparação às eleições de 2020.

Painéis

Foram apresentados quatro painéis: no primeiro deles, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere , importante ferramenta de combate à desinformação, bem como a Cartilha Cidadã e o projeto Uniamiga (Universidade Amiga da Justiça Eleitoral) e mostrou peças do TikTok do Tribunal que foram criadas para combater a desinformação.

Logo depois, o secretário de Tecnologia de Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, junto com o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney César de Oliveira, falaram sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica. Depois, foi a vez do coordenador de Segurança e Transporte, Flávio Henrique Marçal Rodrigues, que abordou as ações institucionais ligadas à área de segurança e inteligência. Por fim, o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus, falou de temas ligados às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da importância das audiências públicas.

Estudantes

Cerca de 90 estudantes de Paranavaí participaram do evento, parte convidados pela chefe do cartório eleitoral do município, Alethéa Barros Aparício e parte pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), através do Projeto Parlamento Jovem , em parceria com a Câmara Municipal de Paranavaí, representada por vereadoras e vereadores da cidade.

As alunas e alunos pertenciam ao Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viégas; do Colégio Estadual Cívico-Militar Leonel Franca e do Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, e estavam acompanhados, respectivamente, pelas professoras Claudenira Aparecida Costa de Carvalho, Renata Vilas Boas e Júlia Cauneto.

Fotografia de um auditório com a presença de autoridades e policiais militares.

Comando Militar

Na tarde da sexta-feira (20/5), a comitiva do TRE-PR se reuniu com policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, onde foi recebida por seu respondente, o tenente-coronel Jefferson Luiz Souza. O encontro teve como objetivo subsidiar os integrantes da Corporação, junto com o efetivo do Corpo de Bombeiros local, com informações importantes sobre a segurança do processo de votação, a confiabilidade da urna eletrônica e sua inviolabilidade, além da abordagem sobre ações e projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como o Gralha Confere.

Texto: Marden Machado
Revisão: Carla Tortato

Fotos: Everton Bahl Grabski
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido