Hospitais e instituições de permanência de idosos terão seções eleitorais

Seções eleitorais vão atender pessoas internadas e profissionais que trabalham em instituições como o Hospital de Clínicas do Paraná e Hospital Erasto Gaertner

Fotografia de um grupo de pessoas em pé em cima de um palco. Elas estão sobre um tapete vermelho...

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou, nesta quinta-feira (24), no auditório do edifício-sede, o projeto Cidadania Plena. A iniciativa vai facilitar o voto nas Eleições 2022 de pessoas hospitalizadas, com mobilidade reduzida ou idade avançada. 

Na ocasião, foram assinados os acordos de cooperação técnica com as secretarias de estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho e com o Hospital de Clínicas do Paraná e o Hospital Erasto Gaertner.

Dignidade cívica

O acordo prevê, no dia das eleições, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (se houver segundo turno), a instalação de seções eleitorais em hospitais e Instituições de Longa Permanência de Idosas e Idosos (ILPI). As seções vão atender, além de pacientes, profissionais que trabalham nos locais. 

“Vamos resgatar a dignidade cívica de uma parcela importante e experiente de nossa sociedade”, afirmou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Os espaços que receberão as urnas eletrônicas seguirão as regras que asseguram o sigilo do voto e a segurança da votação. 

“A democracia pressupõe que o poder do povo seja reconhecido por sua participação ativa no processo de escolha dos representantes”, lembrou o desembargador Coimbra de Moura. O projeto é coordenado pela Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi.

Presenças

Participaram da cerimônia (foto): o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto); Dr. Luiz Guilherme Feltrin Gluck, representando o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost; a coordenadora-geral do projeto Cidadania Plena no TRE-PR, Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi; a Dra. Claudete Reggiani, superintendente do Hospital de Clínicas do Paraná; e o Dr. Adriano Rocha Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido