Nos 329 anos de Curitiba, conheça a história do Fórum Eleitoral da capital

Edifício foi inaugurado em outubro de 2008 e conta com arquitetura exclusiva

Fotografia da fachada do Fórum Eleitoral de Curitiba. Na frente do prédio é possível ver diversa...

Kurytyba, Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Coritiba e Curityba. Esses foram os nomes que a capital recebeu até se tornar, definitivamente, Curitiba, em 1919. A fundação da cidade ficou marcada pelo dia 29 de março de 1693, data em que o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e instalou a Vila de Nossa Senhora.

“Desde de 1919 é nossa Curitiba. Localizada no antigo núcleo de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que é, por direito, a Santa Padroeira da capital do Paraná. Parabéns, Curitiba! Cidade de muitos povos e de muitas culturas que iluminam e fortalecem a diversidade de nosso Brasil”, desejou o presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Em 2022, Curitiba comemora 329 anos. Para comemorar a data, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta um pouco mais sobre a história do Fórum Eleitoral da capital, inaugurado há 14 anos na capital. 

Fórum Eleitoral Roberto Pacheco Rocha

Com três pavimentos e 13 mil m², o Fórum Eleitoral de Curitiba começou a ser construído em 2006. Foram 22 meses de obras até a estrutura ficar pronta e ser inaugurada em 15 de outubro de 2008, entre o primeiro e o segundo turno das eleições municipais daquele ano.

O nome escolhido para batizar o local foi uma homenagem ao ex-presidente do Tribunal, Roberto Pacheco Rocha, que iniciou as construções dos fóruns eleitorais paranaenses em 2001. Durante a cerimônia de inauguração, a então diretora-geral do TRE-PR, doutora Ana Flora França e Silva, destacou a beleza da arquitetura. Para ela, era o mais bonito já construído e não existiria outro para ser comparado a ele.

Mônica Turchenski é servidora no Fórum desde sua fundação e acredita que o local represente “um marco na cidadania curitibana”, tanto pelos serviços prestados e atendimento à população, quanto pelas instalações amplas e confortáveis. 

“Saber que faço parte de um dos pilares do Estado Democrático de Direito é sempre uma inspiração e faz com que eu tenha um ânimo renovado a cada dia para atender sempre mais e melhor a todos que nos procuram”, destaca a servidora.

O Fórum foi construído de forma que abrigasse as dez Zonas Eleitorais de Curitiba, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), o depósito de urnas, além de salas de audiência e de treinamento de mesários. 

 

Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Arquivo TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido