Quem somos

Confira abaixo as informações e os contatos sobre os setores da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TRE-PR:

- Secretaria de Comunicação e Multimídia 

Secretário: Willian Gallera Garcia

Telefone: (41) 3330-8535

E-mail: secom@tre-pr.jus.br

- Coordenadoria de Comunicação Social:

Coordenadora: Melissa Diniz Medroni

Telefone: (41) 3330-8990

E-mail:  ccs@tre-pr.jus.br


- Seção de Jornalismo 

Chefe da Seção de Jornalismo: Mauricio Furtado Niwa

Telefones: (41) 3330-8944

E-mail: asjor@tre-pr.jus.br

- Seção de Audiovisual (ASAV)

Chefe da Seção de Audiovisual:  Everton Bahl Grabski

Telefones: (41) 3330-8888

E-mail: asav@tre-pr.jus.br

- Seção de Redes Sociais (ASRS)

Chefe da Seção de Redes Sociais: Vilmar Chequeleiro

Telefones: (41) 3330-8699

E-mail: redessociais@tre-ps.jus.br 

- Assistência de Comunicação Visual (ASCV)

Chefe da Assistência: Simone Hembecker

Telefones: (41) 3330-8300

E-mail: ascv@tre-pr.jus.br

INSTAGRAM

- Feed

Por meio do Instagram, o TRE-PR divulga as campanhas e os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral paranaense, além das ações desenvolvidas pelo TSE, bem como informações sobre o processo eleitoral, prazos, documentação, dúvidas freqüentes dos eleitores e medidas de combate à desinformação. Devido ao grande apelo visual da mídia, são publicadas, prioritariamente, notícias e informações produzidas com design próprio.

- Stories

Para publicações de cunho institucional e promocional do Tribunal e de outras entidades, é utilizada a ferramenta stories. Nos stories, também são divulgadas as ações periódicas realizadas pelas zonas eleitorais, como as eleições do Projeto Parlamento Jovem e as palestras sobre a Segurança do Voto Eletrônico, assim como o registro das entrevistas concedidas à imprensa pelas autoridades e porta-vozes da Justiça Eleitoral paranaense.

- IGTV

A plataforma IGTV do Instagram é usada para veiculação de vídeos, que podem ter de 15 segundos até uma hora de duração e devem ser filmados, preferencialmente, na vertical.

FACEBOOK

O Facebook segue a mesma linha de publicações do feed e stories do Instagram. Um dos diferenciais é a caixa de mensagens e e-mails. Por intermédio deste canal, o TRE-PRinterage com o eleitor, respondendo dúvidas e orientando a respeito dos procedimentos realizados nos cartórios e centrais de atendimento, muitas vezes evitando que o eleitor tenha que sair de casa para resolver pendências.Os questionamentos enviados via comentários e/ou mensagens diretas serão respondidos em um prazo de até 48 horas úteis.

Outro diferencial do feed do Facebook são as lives, entradas ao vivo realizadas direto das dependências do Tribunal em eventos de interesse público.

TWITTER

No Twitter, o TRE-PR comunica-se principalmente com as agências de notícias, imprensa, partidos, candidatos e outros órgãos públicos, que são os usuários que mais interagem com o perfil da instituição nesta rede.

YOUTUBE

No canal do TRE-PR no YouTube, o eleitor pode acompanhar ao vivo as sessões plenárias da Corte, conforme o calendário de sessões. No canal, também é possível acessar conteúdos digitais exclusivos separados por playlists e assistir à íntegra dos programas Rádio Eleitoral para Todos e TRE Entrevista.

FLICKR

No perfil do TRE-PR no Flickr, é possível visualizar a cobertura fotográfica de eventos, palestras e ações promovidas nas dependências do TRE-PR. As imagens, disponíveis para download, são organizadas em álbuns conforme a data e o tema.

SOUNDCLOUD

Para utilização em coberturas jornalísticas, são disponibilizados para download na plataforma de áudios depoimentos de autoridades e porta-vozes e sonoras de matérias produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-PR.

LINKEDIN

A página do TRE-PR no LinkedIn apresenta conteúdos relativos à Justiça Eleitoral produzidos por magistrados, servidores e colaboradores.

TIKTOK

No TikTok, a Justiça Eleitoral do Paraná comunica-se principalmente com o eleitorado jovem, público mais ativo na plataforma. A atuação é concentrada na elaboração de vídeos dinâmicos e didáticos, na resolução de dúvidas sobre o processo de solicitação do primeiro título eleitoral, direitos e deveres do eleitorado, atuação política e diversidade. A rede social permite respostas de comentários em formato de vídeo, aproximando a Justiça Eleitoral do público.

A Justiça Eleitoral está sempre ao seu alcance!

Cumprindo sua missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, e a fim de fortalecer a democracia, o TRE-PR utiliza este espaço para informar e fomentar a cidadania e a participação popular.

Regras de utilização

1. Qualquer pessoa pode entrar em contato com o TRE-PR, enviando mensagens e comentários através das redes de comunicação. Para tanto, deve-se zelar pelas regras de utilização e convivência definidas nas “Políticas de uso das redes sociais”. O respeito é imprescindível para a manutenção de um ambiente salubre.

2. Qualquer pessoa pode compartilhar os conteúdos veiculados pelo TRE-PR, desde que respeitadas as políticas de uso.

3. É responsabilidade do usuário a observância das normas definidas nas “Políticas de uso das redes sociais”.

4. Não serão aceitas mensagens que logrem proveito da imagem de terceiros, instituições ou marcas comerciais.

5. Não serão aceitas mensagens que façam alusão a marcas, tampouco aquelas de caráter propagandístico.

6. São vedadas mensagens que façam apologia a práticas ilícitas.

7. Não serão aceitos comentários e mensagens produzidospor perfis anônimos. Para enviar mensagens, o usuário deve acessar sua conta pessoal da rede correspondente, estando vinculado às suas normativas.

8. Comentários considerados ofensivos estarão sujeitos a um processo de moderação, em que poderão ser eventualmente excluídos, a critério do TRE-PR.

9. Também serão excluídos comentários com expressões de baixo calão ou com teor que incite atosdifamatórios, discriminatórios, ameaçadores, com conteúdo ilegal, assim como correntes, spam e mensagens que remetam a links suspeitos.

10. A administração das redes de comunicação oficiais fica a cargo da Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-PR.

11. Sem prejuízo de outras medidas, mensagens e comentários que violem os termos definidos nas “Políticas de uso das redes sociais” serão removidos. A reincidência poderá acarretar em um bloqueio e o usuário ficará impedido de acessar e comentar nas páginas do tribunal, nesse sentido, não será necessário alerta ou aviso prévio ou posterior.

12. Ao utilizar as redes sociais do TRE-PR, o usuário está de acordo com as normativas previstas nas “Políticas de uso das redes sociais” e ciente das diretrizes para a manutenção da convivência virtual.

13. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná reserva-se o direito de usar, se entender necessário,para fins públicos, as informações e materiais obtidos por meio de seu canal de redes sociais.

14. Os questionamentos enviados via comentários e/ou mensagens diretas serão respondidos em um prazo de até 48 horas úteis.

15. O TRE-PR possui canais específicos para cada tipo de demanda do cidadão, devendo o usuário evitar o uso desta página para o envio de demandas relativas à:

a. Imprensa: o espaço não deve ser utilizado para solicitações de jornalistas ou veículos de imprensa. Qualquer demanda desse tipo pode ser encaminhada ao endereço eletrônico marden@tre-pr.jus.br.

b. Ouvidoria: para registrar ou formalizar solicitações de informações e esclarecimentos institucionais, consultas, questionamentos, reclamações, críticas e elogios, auxiliar e incentivar ações que estimulem o exercício da cidadania, a Ouvidoria do TRE-PR está disponível no e-mail ouvidoria@tre-pr.jus.br e pelos telefones (41) 3330-8474/ (41) 3330-8844.