Curriculum Vitae Doutor Julio Jacob Junior

TRE-PR - Doutor Julio Jacob Junior

Advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1998, com especialização em direito empresarial, direito administrativo e direito processual civil, atua há mais de 25 anos nas áreas do direito empresarial, administrativo, eleitoral e corporativo.

Iniciou sua trajetória no escritório Fernando Rocha Maranhão, onde foi responsável pela carteira de ações da PETROBRAS por mais de 10 (dez) anos. Posteriormente - convidado a atuar com Direito Eleitoral - trabalhou como advogado e consultor jurídico de campanhas majoritárias e proporcionais em âmbito Nacional, tornando-se sócio fundador do escritório Bonilha & Jacob Advogados Associados, onde permaneceu até 2011, desde então é sócio do escritório que leva seu nome.

Na esfera pública, foi Diretor Jurídico do ICS-Instituto Curitiba de Saúde; Gestor Jurídico da URBS-Companhia de Urbanização de Curitiba e Assessor Especial do Procurador Geral do Município de Curitiba.

Ainda em 2011, ingressou no Grupo COPEL, do qual foi Diretor Jurídico da COPEL-Companhia Paranaense de Energia e de suas Subsidiárias Integrais; Diretor Presidente da Copel Participações; Diretor Jurídico da SANEPAR-Companhia de Saneamento do Paraná e Diretor Presidente da ELEJOR-Centrais Elétricas do Rio Jordão.

Retornando à iniciativa privada em 2019, atuou como Diretor Jurídico e de Relações Institucionais da IGUÁ Saneamento S/A, uma das 3 (três) maiores empresas privadas de saneamento do Brasil.

Com extensa atuação em Conselhos de Empresa e Associações, ocupou o Cargo de Membro do CAD da Copel Telecom, da Copel Renováveis, da Copel Participações, da Dominó Holding, da Sanepar, da Águas de Paranaguá e da COMPAGÁS-Companhia Paranaense de Gás.

Atuou como membro do Conselho Fiscal da Sercomtel Iluminação; também foi Membro do Conselho Deliberativo da UEGA-Usina Elétrica a Gás de Araucária e do Coritiba Foot Ball Club, no qual também atuou como Membro do Conselho Fiscal e Presidente do Conselho Consultivo do Clube.

É, ainda, Membro do IAP-Instituto dos Advogados do Paraná, e compõe as Comissões de Energia e de Infraestrutura e Desenvolvimento da OAB/PR.

Foi Vice-Presidente da ABCON-Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, tendo relevante papel na concretização do Novo Marco Legal do Saneamento.

No campo do Direito Eleitoral, presidiu no triênio 2013/2015 a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, da qual atualmente  é Membro Relator; foi membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB; é fundador e membro da ABRADEP-Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, bem como do IPRADE-Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Instituto esse do qual foi Vice-Presidente nos últimos 4 (quatro) anos.