Corregedoria apresenta painel no I Fórum Nacional de Estatística Processual e Gestão Processual Eleitoral no TSE

Fotografia de uma sala com um telão. À frente, há uma mesa com um banner azul e verde, escrito: ...

O Tribunal Superior Eleitoral promoveu o “I Fórum Nacional de Estatística Processual e Gestão Processual Eleitoral” nos dias 12 e 13 de abril de 2023, em Brasília. O evento contou com a participação de representantes de regionais eleitorais de todo o país, que apresentaram soluções informatizadas para o aprimoramento da gestão processual.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná foi representado pela Coordenadora Fiscalização e Regularização (CREFIR), Vanessa PiovezanScholz Bravo, e pelo Coordenador de Cadastro Eleitoral (CRECAD), Guilherme Babora do Carvalhal, que apresentaram o painel “Soluções Informatizadas dos Regionais para a Gestão Processual – Painel de B.I.  – Autogerenciamento das Zonas Eleitorais”, já no primeiro dia de evento.

O Autogerenciamento é uma plataforma, lançada pela Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná em agosto de 2022, no intuito de proporcionar a visão geral da situação da zona eleitoral às gestoras e aos gestores e às servidoras e aos servidores das zonas eleitorais, demonstrando que ouso da ferramenta Portal Business Intelligence (BI) tem colaborado para o autogerenciamento das Zonas Eleitorais.

O painel extrai dados estatísticos de diferentes sistemas da Justiça Eleitoral, os quais são cotidianamente acessados pelos Cartórios Eleitorais com o objetivo de reconhecer pendências que vêm desses sistemas. No BI, essas informações são centralizadas para que servidoras e servidores possam identificar mais rapidamente quais as demandas a serem tratadas e as prioridades.

Com isso, há a otimização do tempo e a melhoria na análise dos impactos da gestão local em índices de produtividade. 

Indicadores

O encontro teve como objetivo promover a integração entre as servidoras e os servidores que se dedicam à extração e ao tratamento dos dados estatísticos processuais a fim de buscar o intercâmbio de conhecimento.

 Na ocasião, o TSE apresentou ainda os três novos indicadores de produtividade da Justiça Eleitoral aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça para 2023: 

  • Casos Eleitorais (CnEI);
  • Execução Judicial Criminal (ExeJudCrim);
  • Execução Judicial Não-Criminal (ExeJudNCrim).