Curriculum Vitae Des. Sigurd Roberto Bengtsson

TRE-PR Presidente Des. Sigurd Roberto Bengtsson

Sigurd Roberto Bengtsson, filho de Sigurd Waldemar Bengtsson Junior e de Iraci Tereza Valla Bengtsson, nasceu no dia 3 de dezembro de 1964, em Curitiba (PR). Bacharel em Direito.

Ingressou na magistratura em abril de 1989, após concurso público. Como juiz substituto atuou na comarca de Wenceslau Braz. Após, como juiz titular, judicou nas comarcas de Nova Londrina, Toledo e Curitiba.

Em 24 de março de 2014 foi promovido por antiguidade ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, sendo empossado em 26 de março de 2014.

No exercício da magistratura, ocupou as atribuições de juiz auxiliar da Presidência do TJPR, Presidente das Turmas Recursais do Estado do Paraná, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, além de ser eleito para o Órgão Especial (dois mandatos) e para o Conselho da Magistratura.

Foi designado para a função de presidente da Comissão de Custas e Emolumentos e Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJPR.

Na área acadêmica atuou como professor de Prática Processual na Escola da Magistratura do Paraná e como professor de Introdução ao Direito e Direito Civil na Unipar, em Toledo.

No âmbito da Justiça Eleitoral, foi juiz substituto em Wenceslau Braz, tendo colaborado com o juiz eleitoral naquele município nas eleições de 1989.

Como titular, foi juiz eleitoral em Nova Londrina, Toledo e Curitiba, além de atuar como juiz substituto do TRE-PR e juiz designado para colaborar na Zona Eleitoral de Matelândia.