Primeiro Pedal de Integração em Cerro Azul (ID 35)

Foto 1

A prática do ciclismo melhora o condicionamento físico e a saúde, além de promover inúmeras oportunidades de interação social. Isso porque, além de exercitar, a bicicleta leva o indivíduo a conhecer diversas pessoas e lugares, com baixo ou nenhum custo financeiro.

Cercada de montanhas, a cidade de Cerro Azul proporciona aos seus visitantes visões deslumbrantes de paisagens naturais, repleta de rios e cachoeiras. Além do mais, a famosa Terra da Laranja, localizada há 85 km de Curitiba, dispõe de extensa área territorial (1.341 km²) que a torna totalmente propícia ao ecoturismo, pois apresenta inúmeras possibilidades de rotas e trajetos.

A fim de usufruirmos de forma produtiva desse espaço natural, resolvemos organizar o primeiro pedal de integração em Cerro Azul, e convidamos para participar todos os servidores do TRE, além de muitos ciclistas de grupos de pedal de Curitiba e região metropolitana.

O  evento teve como objetivo a prática do ciclismo na natureza, com posterior integração de seus participantes num almoço de confraternização preparado em meio rural. Foi amplamente divulgado nas redes sociais, na intranet do TRE e verbalmente para os colegas mais próximos. Um grupo de WhatsApp também foi criado para difusão de ideias e envio de sugestões. Praticamente 50% dos participantes eram servidores do TRE/PR. Após votação da maioria, o passeio foi agendado para 30/03/2019.

O embarque ocorreu em dois pontos específicos, às 04:30 horas, sendo eles a sede do TRE/PR e o Terminal do Carmo. Os viajantes se dividiram em duas vans e em carros próprios, chegando em Cerro Azul aproximadamente às 07:00 horas. Após terem sido recebidos pela equipe de organizadores, se dirigiram os ciclistas à panificadora local e se serviram de café colonial. Em seguida iniciaram a rota turística de 50 km com diversos atrativos, tais quais paradas nos pontos turísticos, fotos e banho de cachoeira. O último ponto de parada foi o local do almoço, sitio de propriedade de uma das organizadoras do evento, onde todos puderam descansar e se deliciar de saborosa costela fogo de chão. O trajeto foi integralmente acompanhado por ambulância e carro de apoio dispondo de frutas e água.

Ao final da tarde, perto das 18:00 horas, o retorno para Curitiba deu fim ao evento. A iniciativa do passeio foi dada pela servidora Daniele Artigas, Chefe de Cartório da 007ª Zona Eleitoral de Cerro Azul, e divulgada na sede do TRE pelo servidor da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI), Marcos Daniel Nicola. Também contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Cultura de Cerro Azul.

Materiais:

Seguem link das matérias divulgadas na intranet (acesso restrito aos servidores da JE):

Passeio ciclístico em Cerro Azul

Servidores participam de pedal em Cerro Azul

Participantes:

Daniele Artigas - 7ª ZE DE CERRO AZUL
Marcos Daniel Nicola - SGPI