"Roda da Democracia" (ID 54)

Preparação do ambiente

O projeto “Roda da Democracia” surgiu da necessidade de levar a Revisão do Eleitorado aos Municípios circunscritos à 38ªZE/PR, que receberam atendimento descentralizado.

Assim, de forma despretenciosa, mas, acima de tudo responsável, o Cartório Eleitoral contatou-se com as escolas estaduais e ofereceu um bate-papo com os alunos do ensino médio, a fim de que fosse possível, em uma só conversa, debater assuntos como: democracia, direitos políticos, cidadania e, é claro, a revisão do eleitorado com coleta biométrica.

Como os atendimentos ocorreram tanto na sede de Pitanga quanto nos demais Municípios, os alunos de toda região estava com sua curiosidade aguçada e voltada para a Justiça Eleitoral, fator determinante para nossa entrada e aceitação nas escolas.

Sentados em forma de roda, com música no início e no fim dos trabalhos, os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de conversar com colaboradores da Justiça Eleitoral, além de terem seu primeiro contato com a urna eletrônica, pois, ao final das atividades, os mesmos eram convidados a votar e a ganhar um pirulito, como uma lembrança.

A iniciativa foi gratificante. Oportunizou a possibilidade de as comunidades conhecerem o trabalho da Justiça Eleitoral. Além disso, estimulou colaboradores e estagiários a se envolverem com a sociedade em que vivem, tornando-os mais motivados, agregando valor ao trabalho de equipe.

Literalmente, a “Roda da Democracia”, como uma pequena semente, fez a roda dos Municípios da 38ªZE/PR de Pitanga girar: A Justiça Eleitoral procura as escolas, que cede seus alunos, que, por sua vez, recebem informação de conteúdo concreto, que levam o conhecimento para suas famílias e comunidades, que, por fim, entendem a necessidade de comparecer à Revisão do Eleitorado e, mais do que isso, entendem seu papel de cidadão perante um Estado Democrático de Direito.

Participantes:

Renata Servilha Lima – 38ª ZE DE PITANGA