A Relevância dos Grupos de Whatsapp para a Justiça Eleitoral

WhatsApp

A contribuição de uma ação pode ser melhor compreendida pelos impactos que eventualmente tenham sido produzidos em determinada área de uma organização, do que por meio da análise de seu nascedouro, enquanto ideia.

Na última semana de junho de 2020, diante da crescente pressão de trabalho relacionada aos atos preparatórios das eleições daquele ano, que aumentavam a cada minuto, já sinalizando a sobrecarga de trabalho em todos os setores do TRE e congestionamento das filas de espera por atendimento quase impossíveis, veio-­nos a ideia de encontrar um espaço virtual em que pudéssemos trocar experiências de forma célere entre os colegas da ZEs, experiências adquiridas com a aplicação da legislação, com o uso dos sistemas, etc. Pensávamos na duplicação dessas experiências, sem, contudo, se distanciar da segurança das fontes oficiais. Desejávamos oxigenar tais experiências por meio de seu compartilhamento em grupos de Whatsapp. Nosso objetivo era substituir horas de pesquisa por minutos de pesquisa, tamanha era a sobrecarga de trabalho que nos açoitava naquele momento.

Assim dividi os assuntos por temas e os identifiquei nos respectivos grupos de Whatsapp que criei. Mal sabia o que podia acontecer. A primeira surpresa é que estimava a adesão de 20 ou 30 servidores por grupo. Em menos de 30 dias os grupos estavámos com 257 participantes, limite máximo permitido no Whatsapp. Encaminhamos também os links para servidores de outros TREs, sempre ressalvando, no momento dos referidos encaminhamentos, que predominantemente o que se discutiria nesses grupos seriam mais aplicável ao TRE/PR. Mesmo com tais ressalvas, aderiram ao espaço. Alguns problemas surgiram mas os benefícios foram incomparavelmente superiores. E suportamos com naturalidade as dificuldades. Não havia como ampliar o número de participantes porque os referidos grupos permaneciam no limite máximo o tempo todo. Quando alguém saía do grupo, em momento de pico de adesão, encaminhávamos o link para uma ordenada lista de espera que organizamos.

Os grupos criados no Whatsapp foram assim registrados:

Prest. Contas 2020 – TRE/PR – hoje com 252 participantes – praticamente cheio.

PJE – TRE/PR – hoje com 221 participantes.

Ainda continuam ativos e com considerável número de participantes, os grupos relacionados abaixo, todos criados de acordo com a exigência de cada período:

Rcand 2020 TRE/PR

Eleições 2020 TRE/PR

Convocação de Mesários TRE/PR

Filiação Partidária TRE/PR

Propaganda 2020 – TRE­PR

DFT: TRE/PR

Deixo, e não sem pesar, de nominar a contribuição de um expressivo número de   servidores.  Peço   vênia,  contudo,   para   destacar   os  nomes   de:  Alan   de Xambrê/PR, Elaine de Arapoti/PR, Oslei, de Ponta Grossa, Rita Gonçalves do TRE/SP, e do incansável Paulo Sérgio Esteves, da CCEP/TRE/PR. Em nome destes,   registro   minha  profunda   gratidão   a  todos   os   servidores   da   Justiça Eleitoral   do   Paraná   (e   Brasil)   por   toda   contribuição   que   deram,   sobretudo naqueles mais tenebrosos meses que precederam às eleições de 2020.

Cremos que a criação dos referidos grupos de Whatsapp serão ferramentas de longa   utilização   na   Justiça   eleitoral.   Por   isso,   decidimos   registrar   nossa iniciativa   na   disputa   dessa   5ª   edição   do   Prêmio   Boas   Práticas   Eleitorais. Entendemos   que   se   trata   de   mais   uma   importante   ferramenta   de aperfeiçoamento do servidor e que atende com higidez aos propósitos dos artigos 1º e 2º do edital nº 1. Servidor preparado contribui para a segurança do processo eleitoral.

Mentoria:

Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues – 60ZE de Mandaguari

Participantes:

Valdir Teodoro da Silva – 057ZE de Andirá

Um incontável número de servidores da Justiça Eleitoral participaram desde a gênesis destes grupos. Especialmente os pertencentes ao quadro do TRE/PR.
A iniciativa foi deste servidor, mas a existência dos grupos criados deve­se à contínua aceitação deste grande grupo de colegas servidores.

Convidados:

Excepcional participação da convidada Rita Gonçalves, pertencente ao quadro do TRE/SP.