Convocação de mesários, criação de sala virtual (EAD) com instruções para acesso ao CANDEX e reuniões presencial e virtual com candidatos sobre registro de candidatura, propaganda e prestação de contas

TRE-PR - Boas Práticas da 164ZE de Arapoti - Elaine Soares

Na 164ª ZE de Arapoti, antes de iniciar a convocação de mesários, foi encaminhado email ou mensagem de WhatsApp perguntando aos mesários se tinham parentesco com pré-candidatos e se pertenciam ao grupo de risco, o que viabilizou excluir da lista os eleitores que se enquadravam nestas situações, evitando substituições posteriores e transtornos ao cartório.

Na Zona Eleitoral, além da prática antes referida, foram convocados mesários voluntários quase na totalidade, modo a evitar que as pessoas que não queriam trabalhar, alegassem posteriormente exposição à Covid.

Outra boa prática realizada na Zona Eleitoral foi a criação de uma sala virtual por meio da qual foram disponibilizados vídeos e manuais, tanto elaborados pela zona eleitoral, pelo TRE/PR, como por outros Tribunais, com instruções de acesso e manuseio do Sistema Candex. Na sala de aula EAD ficou disponível arquivo de mídia da reunião virtual realizada com candidatos e partidos políticos, a fim de que estes, sempre que necessário, pudessem rever o conteúdo.

Por fim, o Juiz Eleitoral promoveu reunião presencial com todos os candidatos sobre propaganda eleitoral e prestação de contas. Os candidatos e representantes de partidos políticos foram divididos em turmas menores de acordo com a orientação da Vigilância Sanitária do município.