Histórico

Criada em agosto de 1955, registrada em 1957 sob nº 259 no Livro “B-1” de Registro de Jornais e Revistas do Cartório de 1º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Curitiba, com o objetivo de difundir e informar a comunidade jurídica eleitoral acerca da matéria, a revista Paraná Eleitoral teve suspensa suas atividades no período do regime ditatorial-militar. A publicação foi reativada através da Resolução 64 em 1983 e a partir de julho de 1986 foram lançadas algumas edições esparsas em formato de boletins e em jornal impresso.

Em 1987a revista passou a ter novo formato, 30 cm x 21,5 cm, e maior regularidade. A partir de 1994 passou ao formato de 23 cm x 16 cm, que permanece até hoje, e foi  editada  pontualmente  até  seu  último  número,  74,  de  dezembro  de  2010.
Todos os artigos publicados a partir de 1994 passaram a estar disponíveis também eletronicamente no site de internet da revista: www.paranaeleitoral.gov.br.

Até então o objetivo fundamental da revista era a divulgação da jurisprudência das cortes eleitorais, legislação eleitoral, bem como a publicação de artigos das áreas de direito político, com foco em particular no direito eleitoral. Em junho de 2012 a revista volta a ser publicada, agora com um perfil mais acadêmico e um novo conselho editorial.

O seu título também foi modificado e ajustado ao novo projeto: Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política. A nova proposta do periódico é estabelecer um contato efetivo entre as duas áreas, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos e juristas a fim de enfrentar as questões da atualidade brasileira no campo eleitoral.

Reformas institucionais e constitucionais, teoria e organização dos partidos políticos, demografia eleitoral, campanhas políticas, sistemas de votação, discussões jurídicas  referentes  à  legislação  eleitoral,  direito  político  comparado, eleições legislativas e sociografia de elites políticas são alguns dos temas que anova  Paraná  Eleitoral  pretende  tratar,  além  de  outros  assuntos  vinculados  à temática e próprios tanto do direito eleitoral como da ciência política.

Paraná Eleitoral vem, com seu novo viés acadêmico, se alinhar aos projetos das Escolas Judiciárias que estão sendo concebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Conselho Nacional de Justiça, cuja meta é formar um quadro de servidores e magistrados nacionais de alto nível a fim de lidar com os entraves e as dificuldades da estrutura político-eleitoral e partidária, buscando o aperfeiçoamento e a evolução da democracia brasileira.