TRE-PR inaugura Fórum Eleitoral de Terra Roxa

TRE-PR inaugura Fórum Eleitoral de Terra Roxa

TRE-PR-inauguracao-forum-eleitoral-terra-roxa

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná inaugurou nesta sexta, 28, o Fórum Eleitoral Dr. Luiz Liuiti Saruhashi, no município de Terra Roxa, localizado na Rua São Paulo, nº 300 - Centro. O novo fórum possui metragem de 241 m² e custou R$ 382.158,89. Com isso, o TRE do Paraná atingiu a marca de 147 fóruns eleitorais inaugurados, parte de um projeto pioneiro em todo o Brasil que vem sendo implantando no Paraná: a construção de Fóruns Eleitorais no Interior do Estado.

Na foto, da esquerda para a direita: Sra. Akie Saruhashi (viúva do homenageado), Dr. Jefferson Keiji Saruhashi (filho do homenageado), Des. Jucimar Novochadlo (Presidente do TRE-PR), Dr. Christian Reny Gonçalves (Juiz Eleitoral de Terra Roxa), Sr. Ivan Reis da SIlva (Prefeito de Terra Roxa) e Dr. Daniel Eulálio Caram Farah (Promotor Eleitoral de Terra Roxa).

Os Fóruns Eleitorais proporcionam um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor, que aguarda a emissão do seu título com conforto e por poucos minutos. Mais de 95% do eleitorado paranaense é atendido em uma Central de Atendimento ao Eleitor, semelhante à de Curitiba, que conta com o Certificado ISO 9001/2008. Os terrenos dos Fóruns Eleitorais foram doados pelas prefeituras e as obras, realizadas com recursos do orçamento da União, são concluídas em tempo médio de cinco meses.

Os Fóruns Eleitorais são divididos em três módulos:

ÁREA ADMINISTRATIVA - Espaço com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa. 

DEPÓSITO DE URNAS - Área com capacidade para armazenamento das urnas do município e região, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ELEITOR - Destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, conta com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial (para deficientes, gestantes e idosos).

Luiz Liuiti Saruhashi, que dá nome ao Fórum Eleitoral de Terra Roxa, nasceu em Júlio Mesquita – SP, no dia 25 de junho de 1944. Filho de Keniti Saruhashi e Sumie Endo. Formou-se em técnico contábil. E depois bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Londrina, no ano de 1970. Exerceu a advocacia em Londrina até ser aprovado, em concurso público, para a Magistratura Paranaense, no ano de 1977. Atuou como Juiz nas Comarcas de Toledo, Bandeirantes, Santa Mariana, Terra Roxa, Porecatu, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Apucarana, Cascavel e Maringá. Em muitas destas Comarcas foi Diretor do Foro Estadual e Juiz Eleitoral. Recebeu elogios, em sua ficha funcional, pela notável dedicação e empenho demonstrados na execução dos trabalhos de recadastramento eleitoral em 1986. Foi o idealizador do “Clube dos Engraxates de Apucarana”, bem como da “Guarda Mirim Feminina de Apucarana”, sendo Presidente de Honra de ambos. No Magistério, foi professor de Direito nos municípios de Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Apucarana e Maringá. Faleceu, prematuramente, em pleno exercício do cargo, no dia 24 de agosto de 1989. Foi casado com Akie Saruhashi e deixou dois filhos: Jefferson Keiji Saruhashi e Simone Yumi Saruhashi.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido