Estatísticas

Cadastro Eleitoral / Estatística do Eleitorado


Fonte: Seção de Administração de Sistemas (TRE/PR).

  • Eleições anteriores ;
  • Estatísticas do eleitorado (Resultados das eleições Portal Estatístico);

    PASSO A PASSO para extração dos dados do link Estatísticas do eleitorado : Clique no item Estatísticas do eleitorado da eleição que disponibiliza resultados das eleições Anos 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2020 e 2022.

    Exemplo: Filtrar Deputados Estaduais por município e zona eleitoral, eleitos no 1º Turno das eleições de 2022 no Município de Curitiba.

    1) Na página inicial do link, clica à esquerda da janela, em Estatísticas da Eleição/Resultados/Votação Nominal e preenche os parâmetros:
    Ano: 2022
    Região: Sul
    UF: PR
    Município: Curitiba
    Zona: Todas
    Eleição: Eleições Gerais Estaduais 2022
    Cargo: Deputado Estadual
    Eleição: Ordinária
    Turno: 1º Turno
    Situação de totalização: Eleito

    2) Abaixo da linha dos parâmetros e acima de VOTAÇÃO NOMINAL, aparecem os itens em azul:
    "Município" e "Zona" Clica em Município ou Zona dependendo do que precisa, arrasta o mouse até o final da página e clica em Gerar Arquivos/Gerar Arquivos/Download e do lado direito e acima da janela vai aparecer o arquivo com extensão zip, efetue duplo clique no arquivo, copia e cola em algum diretório para abrir o arquivo e salva em excel ou csv.

  • Relatório das eleições ;
  • Portal de Dados Abertos do TSE (Resultados das eleições Portal de Dados Abertos do TSE).

    Passo a passo para filtrar as variáveis com o banco de dados através do link do Portal de Dados Abertos do TSE
    Como exemplo filtraremos os candidatos Senadores por seção, do Município de Curitiba das Eleições de 2022

    1) Instale o software livre LibreOffice no seu computador, para abertura do Banco de dados.

    2)Salvar o banco de dados Resultados Eleitorais.odb (LibreOffice) em um diretório.

    3) Acesse o link do Portal de Dados Abertos do TSE Estatísticas (https://dadosabertos.tse.jus.br)
    Clique no item 148 conjuntos de dados /Resultados 2022. O link disponibiliza várias consultas, como Resultados - 2022 - Correspondências esperadas e efetivadas - 2º turno, Resultados - 2022 - Correspondências esperadas e efetivadas - 1º turno, Resultados - 2022 - Boletim de Urna, Resultados 2022 - Arquivos transmitidos para totalização, Resultados - 2022, clica nesse arquivo e procura o arquivo PR - Votação por seção eleitoral - 2022 e novamente duplo clique no link
    URL: https://cdn.tse.jus.br/estatistica/sead/odsele/votacao_secao/votacao_secao_2022_PR.zip
    Aparecerá do lado direito e acima da janela, o arquivo com extensão zip, duplo clique e salva os dois arquivos no mesmo diretório do Banco de Dados.

    4) Abre o banco de dados, clica em Tabelas, aparece o arquivo "votacao_secao_2022_PR", duplo clique.

    5) Aguarde alguns minutos a abertura da planilha, marca a coluna "DS_CARGO" (Designação Cargo), clica no terceiro símbolo de filtro padrão, disponível na terceira linha da janela, abrirá uma tabela com os critérios nome do campo; condição e valor. No nome do campo clica na flechinha e escolhe "DS_CARGO", ignora condição e no campo valor digita SENADOR (OK)

    6) Marque a coluna da segunda variável "NM_MUNICIPIO", clicar no terceiro símbolo de filtro padrão novamente, abrirá uma janela Nome do segundo Campo clica na flechinha e escolhe "NM_MUNICIPIO" (Nome Município), Campo Valor digita CURITIBA (OK) Obs: Digitar exatamente como está na planilha, pois ele diferencia maiúsculas de minúsculas.

    7) Aguarda o arquivo carregar descendo o mouse até parar de carregar as linhas, clique no quadradinho vazio ao lado do cabeçalho para marcar toda a planilha, aperte as teclas CTRL + C (copia), no início da janela abre Arquivo/Novo/Planilha e CTRL + V (cola) e salva a planilha em formato csv o xls.