Linguagem Simples

Imagem do rosto de várias pessoas em preto e branco e, no canto superior esquerdo, escrito: "Lin...

Baixe a cartilha “Linguagem Cidadã” (formato PDF)

Acesse a Portaria n° 448/2022, que institui a Política de Linguagem Simples no TRE-PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza em  pdf para download a cartilha “Linguagem Cidadã”. O material tem como objetivo promover e orientar a utilização de informações públicas de forma inclusiva e compreensível para todas as pessoas. O conteúdo faz parte da adoção da linguagem simples na comunicação institucional do Tribunal.

A cartilha apresenta uma série de orientações para que os textos, as artes, os vídeos e os roteiros de eventos sejam feitos de maneira simples, clara e inclusiva. O objetivo é facilitar a busca por informações e a compreensão do seu sentido, para que o conteúdo produzido pelo Tribunal seja utilizado sem a necessidade de repetidas leituras ou de pedido de ajuda a terceiros. O material traz também a normatização e exemplos práticos de como utilizar a linguagem simples e não discriminatória.



Em dezembro de 2022, o TRE-PR tornou-se o primeiro regional eleitoral no Brasil a implementar o uso da linguagem simples, conforme a Portaria n° 448/2022. Trata-se de uma medida que visa aumentar a eficiência pública e reduzir a necessidade de intermediários entre a instituição e a população, além de promover mais transparência e reduzir as desigualdades no acesso aos serviços públicos.

Conforme a norma, o TRE-PR deve promover oficinas e capacitações para o público interno, em especial, para as novas servidoras e novos servidores. Também serão elaboradas campanhas e materiais de apoio sobre o tema. Recomenda-se que essas diretrizes sejam seguidas inclusive nos documentos judiciários.