EJE do TRE-PR inaugura Escola de Cidadania Política

EJE do TRE-PR inaugura Escola de Cidadania Política

TRE-PR inauguração escola cidadania política eje

Nelson Mandela disse certa vez que “a educação é a mais poderosa arma que alguém pode usar para mudar o mundo”. Com o intuito de ter a educação como ferramenta de transformação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), inaugurou nesta segunda, 08, a Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz.

Para o Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do TRE-PR: “Um processo eleitoral maduro se faz com eleitor preparado. Assim, em mais uma demonstração do compromisso da Justiça Eleitoral com os valores democráticos, entregamos hoje o espaço físico da Escola Judiciária Eleitoral, que se prestará a trabalhar temas ligados a cidadania e democracia. Crianças, adolescentes e jovens terão um espaço para conhecerem mais sobre a nossa democracia, se envolverem com os temas da cidadania, terem informações sobre a importância do voto e o quanto isso implica em suas vidas e nas dos outros. Enfim, trata-se de um espaço para o pleno desenvolvimento do eleitor do futuro, que foi projeto e o sonho do saudoso e visionário mineiro de Pedra Azul, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, idealizador das Escolas Eleitorais”.

A solenidade, bastante concorrida, contou com as presenças do Des. Paulo Roberto Vasconcelos, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; do Procurador-Geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso, representando o Governador Beto Richa; do Des. Arnor Lima Neto, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; da Dra. Gisele Lemke, Diretora do Foro da Justiça Federal; do Dr. José Augusto Araújo Noronha, Presidente da OAB-PR; do Dr. Alessandro José Fernandes de Oliveira, Procurador Regional Eleitoral; do Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira, Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PR e Presidente da EJE-PR; do Des. Renato Braga Bettega, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; dos Desembargadores Telmo Cherem e Rogério Coelho, ex-presidentes do TRE-PR; dos Drs. Ivo Faccenda, Lourival Pedro Chemim e Josafá Antonio Lemes, Juízes Membros da Corte Eleitoral; do Dr. Paulo Otávio Mussi Augusto Magnífico, Vice-Reitor da PUC-PR; do Dr. Fábio Lima Quintas, Diretor da EJE do Tribunal Superior Eleitoral; da Dra. Daniela Borges de Carvalho, Diretora-Geral do TRE-PR e da Sra. Lúcia Helena Bottmann Sponholz, viúva do homenageado, que veio acompanhado de seus três filhos: Luciana, Letícia e Oto Júnior.

O Des. Oto Luiz Sponholz, que dá nome à Escola de Cidadania Política da EJE-PR, nasceu em Imbituva – PR, filho de Bertoldo Sponholz e de Adelina Ana Sponholz, no dia 15 de dezembro de 1941. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na turma de 1964. Após 21 anos de exercício de advocacia, em maio de 1986 foi alçado ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, na vaga do quinto constitucional destinada à OAB. Foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em 1993 e seu Presidente, no ano seguinte. No Tribunal de Justiça do Paraná, exerceu a Corregedoria Geral da Justiça (biênio 1997/98) e a Presidência (biênio 2003/04). Formado em Letras Neo-Latinas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lecionou Direito Penal na mesma instituição de ensino. Foi membro da Association Internationale de Droit Criminal, sediada em Genebra. Faleceu no dia 17 de dezembro de 2015.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido