Projeto Eleitor do Futuro realiza sua primeira eleição no ano

Projeto Eleitor do Futuro realiza sua primeira eleição no ano

Paranacity eleição eleitor do futuro

O Projeto Eleitor do Futuro existe há quase vinte anos, porém, a partir deste ano, segundo o Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, tornou-se "a vitrine da Justiça Eleitoral".

Dentro desta nova sistemática, sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR e da Dra. Noeli Salete Tavares Reback, Juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, teve suas primeiras eleições realizadas nos dias 06 e 11 de julho, respectivamente, nos municípios de Jardim Olinda e Paranacity.

Duas escolas participaram da votação: o Colégio Estadual Padre Montóia, em Jardim Olinda, que contou com 72 alunos/eleitores; e o Colégio Estadual Santos Dumont, em Paranacity, com um total de 583 alunos/eleitores. Ambos os municípios pertencem à 91a. Zona Eleitoral de Paranacity e teve os trabalhos conduzidos pelo Juiz Eleitoral, Dr. Christian Reny Gonçalves.

O anúncio do resultado da votação em Paranacity, feito pelo Dr. Christian Gonçalves, ocorreu no final da tarde desta segunda, 11, foi bastante concorrido e segundo ele "surpreendeu a todos do Fórum Eleitoral por conta do grande interesse e empenho dos alunos envolvidos". Cinco partidos concorreram. Eis os números finais:

Partido Liberdade, Responsabilidade e Dignidade - 172 votos.

Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar - 117 votos.

Partido Educação, Profissionalização e Cultura - 56 votos.

Partido Segurança Pública e Combate à Violência - 45 votos.

Partido Vida e Saúde - 21 votos.

Para a Diretora do Colégio Estadual Santos Dumont, Professora Maria das Dores Della Torre, a ação "é significativa porque foi a oportunidade de o aluno pensar realmente o que é ser cidadão. Seria muito útil se o professor pudesse incluir este projeto do Eleitor do Futuro dentro de seu plano de trabalho. Poderia ser um projeto que estivesse no currículo do Estado”.

O principal objetivo do “Eleitor do Futuro” é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes a partir de seu envolvimento responsável com as questões éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. Um dos lemas do Projeto destaca que "quem brinca de votar aprende que o voto não é brincadeira".

O Projeto Eleitor do Futuro vem recebendo grande adesão em todo o Paraná e outras eleições estão marcadas para o início de agosto.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido