Alunos de Manoel Ribas (PR) têm primeiro contato com a urna eletrônica

Estudantes aproveitaram palestra para tirar dúvidas e conhecer o equipamento de votação

Fotografia de um grupo de jovens em pé olhando para a câmera. Eles seguram um folder e sorriem.

Na última quarta-feira (25), o juiz da 196ª Zona Eleitoral, Dr. Leonardo Silva Machado, acompanhado pelos servidores Emerson Roberto de Freitas e Aline Micheli de Freitas, ministrou uma palestra com duração de duas horas sobre Segurança da Urna Eletrônica para quatro turmas do Ensino Profissional – Formação de Docentes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Manoel Ribas. A ação faz parte do projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Após a palestra, foi a realizada uma votação simulada. Para a maioria, foi o primeiro contato com a urna eletrônica. Os alunos, em sua maioria indígenas, mostraram-se muito interessados no assunto, fazendo perguntas e relatando casos de problemas técnicos vivenciados por conhecidos ou familiares na última eleição, tais como o travamento de teclas e a não visualização da foto do candidato. Os questionamentos foram respondidos pelo juiz eleitoral.

Além de expor o assunto por slides, o palestrante dividiu os alunos em grupos, atribuindo a cada um uma pergunta que, após discutida, foi objeto de esclarecimentos. Para ele, o encontro foi muito produtivo, pois “além de demonstrar a segurança da urna e desmentir inverdades, aguçou o interesse dos jovens pelo processo eleitoral como um todo, pela emissão do primeiro o título de eleitor e também pela inscrição como mesários voluntários”.

 

Texto e foto: 196ª Zona Eleitoral
Revisão: Enya Melissa Murara
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes