TRE-PR lança projeto Mulheres na Política. Inscrições encerradas!

Evento contou com autoridades de diversos órgãos públicos e entidades paranaenses, representantes de partidos políticos e lideranças femininas

Fotografia de um auditório. Na plateia, há pessoas sentadas de costas para a câmera. Ao fundo, s...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, o vice-presidente e corregedor, desembargador Tito Campos de Paula, e o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann , lançaram na última quinta-feira (03), no auditório do edifício-sede, em Curitiba, o projeto Mulheres na Política: Construindo Candidaturas, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio da Seção de Biblioteca (SB). O evento teve uma palestra da jornalista Dulcineia Novaes.

Confira a cobertura fotográfica do evento

"Nós estamos aqui abrindo um significativo espaço para as mulheres", disse o desembargador Gilberto, que fez referência à desigualdade de gênero que existe também dentro do Judiciário. Ele lembrou que dos 120 desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) apenas 20 são mulheres e que, em toda a história da Justiça Eleitoral do Paraná, houve apenas uma presidente mulher, a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes (2010/2011), homenageada neste ano no evento do Dia da Mulher do TRE-PR .

"Não é possível que em 2019 nós ainda tenhamos que discutir a participação desigual em qualquer setor da sociedade, não apenas na política", destacou o diretor-executivo da EJE. Doutor Carlos lembrou que a legislação atual determina que haja 30% e 70% de candidatos de cada gênero, mas que o domínio, na prática, é masculino, e que a busca dos partidos por candidatas mulheres visa, na maior parte das vezes, apenas preencher a cota mínima. "Para tentar quebrar esse vício lançamos esse projeto", disse.

A doutora Flávia da Costa Viana, juíza da 4ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão Mulher na Política, lembrou que o projeto, que pretende aumentar e fortalecer as candidaturas femininas no Paraná, atende ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 (Igualdade de Gênero) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). "A finalidade do projeto é que as mulheres, filiadas ou não a partidos políticos, entendam mais sobre o mundo da política", disse.

Capacitação

O projeto terá dois dias (19 e 26/10) de palestras gratuitas, abertas a qualquer interessada residente em Curitiba ou Região Metropolitana previamente inscrita, sobre filiação partidária, registro de candidatura, media training , comunicação de campanha e prestação de contas, entre outros temas, ministradas por professoras, advogadas e servidores da Justiça Eleitoral.

Inscrições encerradas!

Confira aqui a programação completa

Mesa de autoridades

O evento de lançamento teve o apoio de diversos órgãos públicos e entidades paranaenses. Compuseram a mesa de autoridades: o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira; o vice-presidente e corregedor, desembargador Tito Campos de Paula; o diretor-executivo da EJE, Dr. Carlos Alberto Costa Ritzmann; a juíza Ilse Marcelina Bernardi Lora, representando a desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, presidente do TRT da 9ª Região; a doutora Eloisa Helena Machado, procuradora regional eleitoral; doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, ex-juiz membro da Corte e ex-diretor da EJE-PR; a doutora Flávia da Costa Viana, juíza da 4ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão Mulher na Política; a procuradora de Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, representado o doutor Ivonei Sfoggia, representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná; Hélio Amaral, diretor da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas Estadual  (TCE-PR), representando o senhor Nestor Baptista, presidente do TCE-PR; doutora Marilena Indira Winter, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraná; senhora Julieta Reis, vereadora, representando o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sabino Picolo; a senhora Ana Carolina de Camargo Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade); Tailaine Cristina Costa, diretora jurídica do instituto Por.De.Para Mulheres; doutor Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR; a senhora Noemia Rocha, vereadora de Curitiba; o senhor Herivelto Martins, vereador; e a senhora Izabete Cristina Pavin, prefeita de Colombo.

SERVIÇO

Mulheres na Política: Construindo Candidaturas

Quando: 19 e 26/10

Local: Auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, 224)

Horário : Das 9h às 17h

Texto: Melissa Diniz Medroni
Imagem: Elisabete Silvia Petrorossi (SPA)
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter , no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido