TRE-PR lança Central de Combate à Desinformação no Dia da Internet Segura

Iniciativa, que vai disponibilizar um número para população enviar denúncias por aplicativo de mensagens, funcionará no período eleitoral

Fotografia de um senhor de terno e gravata dando entrevista para um repórter de televisão

Nesta terça-feira (11), em que se comemora-se o Dia da Internet Segura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, anunciou o lançamento da Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral paranaense.

Em uma iniciativa inédita, baseada em critérios internacionais de checagem, a Central vai disponibilizar um número de WhatsApp para a população enviar dúvidas sobre notícias inverídicas ou duvidosas veiculadas nos meios digitais. Com foco nas Eleições 2020, o serviço estará disponível a partir de julho deste ano.

A exemplo do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Central vai ser operada por um Comitê de Contrainformação formado por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e representantes dos polos do interior do Paraná, entre outras áreas, para monitorar e esclarecer localmente informações falsas.

As checagens serão divulgadas para os números de celular cadastrados, no site da Central, nas redes sociais do Tribunal, nos veículos de comunicação e nas páginas oficiais de órgãos e instituições parceiras.

 

Texto: Melissa Diniz Medroni
Foto: Reprodução RPC

Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes