Apresentação

TRE-PR
Logo EJE
100px altura

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná foi criada em 2003 pela Resolução TRE-PR nº 437/2003. Desde o início de suas atividades, atua na promoção do Direito Eleitoral, coordenando e divulgando eventos de interesse dos servidores, magistrados e público externo.

Em 2016 a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná passou por uma reestruturação e ampliou sua área de atuação e atividades.

Hoje a escola atua, de acordo com as orientações do TSE, em três eixos:

1. Eixo ‘Cidadania’

A Escola Judiciária Eleitoral tem como um de seus objetivos fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e o desenvolvimento da consciência cívica dos cidadãos.

Nessa linha, por meio de projetos como Eleitor do Futuro, Tribunal Jovem e Parlamento Jovem, a Escola procura desenvolver em nossos jovens a consciência política, demonstrando a importância da participação ativa do cidadão no processo eleitoral.

Em 2016 mais um importante passo foi dado, com a criação da Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, um importante instrumento de educação para a cidadania. Localizada no Fórum Eleitoral de Curitiba, ao lado da Central de Atendimento ao Eleitor, a Escola de Cidadania Política recebe crianças e adolescentes das escolas de Curitiba para uma tarde de aprendizado e brincadeiras, cujo objetivo é desenvolver em nossos pequenos e jovens cidadãos a consciência política. O projeto inclui a difusão de conhecimentos sobre a história política de nosso país e o funcionamento da Justiça Eleitoral.

2. Eixo ‘Capacitação’

O terceiro eixo da Escola Judiciária Eleitoral tem como objetivo a capacitação de servidores e magistrados nas áreas de atuação da Escola, quais sejam, direito eleitoral e áreas correlatas, responsabilidade social, cidadania e língua portuguesa.

Os cursos e eventos de capacitação promovidos buscam atender as demandas do público interno para o desenvolvimento profissional.

Acesse nosso calendário de cursos e eventos de capacitação.

3. Eixo ‘Aprimoramento das Práticas Eleitorais’

Este eixo de atuação tem como objetivo divulgar as práticas eleitorais para o público externo: magistrados, estudantes, candidatos, partidos, advogados e demais interessados no processo eleitoral.

Escola Judiciária Eleitoral do Paraná

Telefone: (41) 3330-8803
eje@tre-pr.jus.br
Endereço:
EJE - PR Rua João Parolin, 224 - Prado Velho
Curitiba - Paraná - CEP 80.220-902