Paraná Eleitoral celebra Jubileu de Safira

Revista, que celebra 65 anos em 30 de agosto, publica edição especial comemorativa no terceiro quadrimestre de 2020

Jubileu Paraná Eleitoral

A Paraná Eleitoral - revista brasileira de ciência política e direito eleitoral – foi criada em agosto de 1955 e registrada em 1957 no Registro de Jornais e Revistas do Cartório de 1º Ofício de Registro e Documentos de Curitiba, com o objetivo de difundir e informar a comunidade jurídica eleitoral acerca das matérias.

É a segunda revista institucional mais antiga da Justiça Eleitoral, somente mais recente que a Resenha Eleitoral, de Santa Catarina, com 71 anos.

A revista passou por três gerações, sendo a primeira como informativo de atos e decisões oficiais (1955), a segunda como publicação cientifica de artigos de direito eleitoral e de jurisprudência (1987), e a atual conta com uma vocação exclusivamente acadêmica com artigos de direito eleitoral e ciência política (2012).

Na primeira edição, em 30 de agosto de 1955, foi publicado o primeiro artigo “A elegibilidade dos naturalizados”, de Otto Prazeres, transcrita do Jornal do Comércio. A terceira edição estampava na capa “Paraná Eleitoral declarado como Órgão Oficial do Egrégio Tribunal Regional do Estado”.

A editora desta fase foi Zynir Lima Castilho.

As atividades editoriais foram suspensas durante parte dos governos militares, sendo reativadas pela Resolução 64, em 1983, e publicadas algumas edições esparsas a partir de julho de 1986, em formato de boletins e em jornal impresso.

A segunda geração assumiu o formato de revista e a regularidade das edições foi implementada em 1987. Os exemplares tinham, primeiramente, a dimensão de 30 cm x 21,5 cm e, a partir de 1994, as edições foram adequadas à padronização de 23 cm x 16 cm. Esta série foi encerrada com a edição de número 74, em dezembro de 2010. As edições, a partir de 1994, foram disponibilizadas eletronicamente no site www.paranaeleitoral.jus.br.

Os primeiros editores desta série foram Jucimar Novochadlo, Mariana Pilastre de Goes e Maria Luíza Bernstorff Gualberto e o último foi Fernando José dos Santos.

Até então, o objetivo fundamental da revista era a divulgação da jurisprudência da Corte Eleitoral do Paraná, bem como a publicação de artigos das áreas de direito político, com foco em particular no direito eleitoral. A revista chegou a contar com uma edição integralmente em espanhol.

A terceira geração nasce em junho de 2012 com um perfil acadêmico, um conselho editorial e uma parceria com a Universidade Federal do Paraná. O seu título também foi modificado e ajustado ao novo projeto: Paraná Eleitoral -revista brasileira de direito eleitoral e ciência política. A nova proposta do periódico foiestabelecer um contato efetivo entre as duas áreas, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos e juristas a fim de enfrentar as questões da atualidade brasileira no campo eleitoral.

A Paraná Eleitoral é certificada com a Qualis B4 para Ciência Política e Interdisciplinar pela Capes-MEC.

A revista foi publicada até 2015 pela Seção de Jurisprudência, quando a sua redação foi transferida para a Escola Judiciária Eleitoral.

O editor-chefe da revista, desde 2016, é o professor Rogério Carlos Born, sucedendo Fernando José dos Santos, que foi o editor que coordenou a maioria das edições de duas gerações e idealizou inúmeras das inovações, atuando por 22 anos à frente da revista. Também editaram a revista, Zynir Lima Castilho, por 19 anos; Mariana Pilastre de Goes, por 5 anos; JucimarNovochadlo, por 3 anos; Daniela Borges de Carvalho, Deborah Joseane de Jesuz Oliveira e Noely Manfredini d’Almeida, por 2 anos e, por fim, Maria Luíza Bernstorff Gualberto e Maria Regina Caffaro Silva, por 1 ano.

As revistas estão disponíveis em http://www.tre-pr.jus.br/o-tre/revista-parana-eleitoral/revistas-e-livros

Texto: Rogério Carlos Born (EJE-PR)

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido