Sorteio para auditoria das urnas eletrônicas acontece neste sábado (28)

Ponta Grossa é a única cidade do Paraná que terá segundo turno

Foto do sorteio para a auditoria do primeiro turno das Eleições 2020

Neste sábado (28), às 9h, véspera do segundo turno das eleições, será realizado o sorteio das urnas eletrônicas que passarão pelos processos de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas. O evento acontece no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, situado na Rua João Parolin, 224, Prado Velho, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.

Confira aqui um passo a passo da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso

As auditorias têm o objetivo de verificar o funcionamento, a transparência e a segurança dos equipamentos de voto. Participam do sorteio 610  seções eleitorais do município de Ponta Grossa, com exceção de três, consideradas de difícil acesso.

Das seis urnas sorteadas, três passarão pela Auditoria de Verificação de Autenticação e Integridade dos Sistemas, que ocorre nos próprios locais de votação para verificar se as assinaturas e resumos digitais dos sistemas estão de acordo com o que é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo é realizado por juízes eleitorais antes da emissão da Zerésima – relatório que comprova que não existem votos previamente registrados na urna eletrônica.

Para realizar a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que testa, no dia da eleição, os equipamentos em condições normais de uso, são sorteadas outras três urnas. Estas serão transportadas para o Fórum Eleitoral de Curitiba, no Prado Velho, onde o procedimento é realizado em cerimônia pública, no mesmo dia e horário das eleições. Nas seções eleitorais de onde as urnas foram retiradas, a votação dos eleitores acontece normalmente com urnas substitutas.  O objetivo desse procedimento é conferir o funcionamento correto das urnas, no que se refere à captação e apuração dos votos.

Composição

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2020 é presidida pelo Dr. Helder Luis Henrique Taguchi, juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, acompanhado pela Dra. Cristina Corso Ruaro, promotora da 176ª Zona Eleitoral. Na suplência está a Dra. Adriana de Lourdes Simette, juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, e a Dra. Ângela Domingos Calixto, promotora da 174ª Zona Eleitoral.

A Comissãotambém é composta pelos seguintes servidores do TRE-PR:  Domício Prates Ribeiro Filho, Guilherme Babora do Carvalhal, Anderson do Nascimento Ferreira, Sandra Soto Rodriguez, Silvia Albuquerque Medici Metri, Fabio Henrique da Silva Skonieczny, Maria Regina Blanco Magalhães, Diogo Sguissardi Margarida, Cristiane Paula da Silva Galperin e Mariana Pirih Cordeiro.

LEIA MAIS:

16.11 - Auditorias comprovam segurança das urnas eletrônicas

16.10 - Auditoria da Votação Eletrônica: conheça os procedimentos públicos que, no dia das eleições, verificam a segurança das urnas e dos sistemas eleitorais


Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Valeska Loureiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido