1ª eleição suplementar de 2021, realizada pelo TRE-PR em Munhoz de Mello, é destaque nacional

Próxima eleição suplementar no Paraná será no município de Nova Prata do Iguaçu, no dia 13 de junho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no seu canal do YouTube um vídeo com os detalhes da primeira eleição suplementar de 2021, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no último domingo (11) no município de Munhoz de Mello. O resultado da eleição foi divulgado em apenas 15 minutos do encerramento da votação. Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e pelo diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

O que é uma eleição suplementar?

A eleição suplementar é realizada depois das eleições ordinárias para o preenchimento de cargo vago em decorrência da anulação de mais da metade dos votos válidos em caso de indeferimento do registro de candidatura ou da cassação de mandato por infração à lei eleitoral (art. 224 do Código Eleitoral). Enquanto perdurar a vacância, quem assume a chefia do Executivo é quem preside a Câmara de Vereadores, permanecendo até que a pessoa eleita na suplementar tome posse.

No Paraná, há previsão de realização de mais uma eleição suplementar em 13 de junho de 2021, no município de Nova Prata do Iguaçu. Outros cinco casos em que os registros de candidatura dos prefeitos eleitos foram indeferidos no estado aguardam decisão do TSE. O calendário das eleições suplementares de 2021 foi determinado pela Portaria TSE nº 875/2020.

Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Foto:
Reprodução
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos noTwitter,Instagram,SoundCloud,TikTok eLinkedIn

Curta nossa página oficial noFacebook

Acompanhe nossas galerias de fotos noFlickr

Inscreva-se em nosso canal noYouTube

Últimas notícias postadas

Recentes

#Dica3 Linguagem Cidadã: flexão de gênero

Resolução CNJ n º 376 instituiu o emprego da flexão de gênero para nomear profissão ou demais designações na comunicação social e institucional do Poder Judiciário nacional