Justiça Eleitoral do Paraná homenageia servidoras no Dia das Mães

Servidoras do TRE-PR contam sobre suas experiências maternas e a relação de amor com suas filhas e filhos

Vídeo Dia das Mães 1 correto

Neste domingo (9), é comemorado o Dia das Mães. Em homenagem a esta data tão especial, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Comunicação Social, preparou algumas ações para homenageá-las. Nas redes sociais, divulgou durante toda a semana imagens do acervo pessoal das servidoras com seus filhos e filhas. Além disso, produziu um vídeo com as imagens e uma reportagem sobre as experiências em relação à maternidade. Elas contaram sobre as dificuldades, as realizações e as gratificações de ser mãe. Confira:

Amor incondicional

Mãe de quatro jovens adultos, a chefe da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, Mônica Turchenski, relata que, mesmo após 30 anos do nascimento de seu primogênito, ainda guarda a sensação de deslumbramento, como se tivesse descoberto um mundo novo, cheio de um amor imenso e incondicional. “Parecia que nada poderia ser maior, a cada nascimento, eu sentia que meu coração amava mais”, comenta.

Apesar das incontáveis noites sem dormir, Mônica afirma que tudo valeu a pena. Acompanhar as descobertas, as experiências, as dores e os amores enquanto cresciam foi um aprendizado. “A gente revive e vive todas as emoções junto com eles”, diz. Ensinar valores sólidos e fazer sempre o que é certo, segundo ela, foram os maiores desafios em um mundo em que o relativismo moral domina.

A relação entre Mônica e suas filhas e filho é construída por amor, respeito e compreensão. “Ser mãe é a minha maior realização, meu maior legado para o mundo”, completa. Para ela, embora todos os dias sejam Dias das Mães, essa data deve ser sempre lembrada para reforçar a trajetória de amor em família.

A melhor parte de mim”

A chefe da Seção de Auditoria da Gestão e da Governança (SAUDG), Giane dos Santos Wippich, mãe de duas meninas e um menino, conta que a maternidade é a realização de um sonho. Para ela, poder gerar uma vida e aprender a amá-la desde o ventre, ver seus olhinhos e sentir o seu amor é uma experiência única. “Ser mãe com certeza é a melhor parte de mim”, afirma.

Compartilhar a inocência de cada criança é um momento singular e extraordinário, explica. “A maior gratificação é o amor que elas nos dão, o carinho, os abraços, as pessoas que se tornam. É poder ver um pedacinho de nós em cada uma e saber que somos melhores porque elas existem.”

Segundo Giane, o Dia das Mães é importante para lembrar e homenagear quem gera vida e abdica tanto por suas filhas e seus filhos. Pois, às vezes, na correria do cotidiano, apesar do amor, essa dedicação e afeto nem sempre são retribuídos da maneira adequada.

Ser mãe é estar em um mundo de descobertas”

A servidora da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba Liciane Priscila Gelenski Olanyk é mãe de duas crianças pequenas, de 3 e 5 anos, que, segundo elas, são “muito sapecas”. Para ela, ser mãe é estar em um mundo de descobertas. Significa transformação e busca constante em se tornar um ser humano melhor.

A descoberta da gravidez, os preparativos para o quartinho, as roupinhas, a escolha do nome, se seria parto normal ou cesárea, o cansaço do dia a dia, a dificuldade para amamentar, a febre que não passava, tudo fez parte de um processo de aprendizado para Liciane. “São tantas coisas para pensar, cuidar, decidir, que você acredita que não vai conseguir. Mas quando você se torna mãe, descobre que consegue sim, pois se transforma em uma pessoa mais forte”, diz.

Assim, o Dia das Mães, segundo Liciane, é uma oportunidade de reunir a família e gerar memórias afetivas nas crianças e também nos adultos. “É o amor que faz você ter paciência mesmo na hora que acha que vai explodir, que faz você não se importar com a casa bagunçada e preferir andar de bicicleta com os filhos [...] e com certeza é o amor por eles que vai direcionar tantas outras escolhas que virão pela frente”.


Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Arte:
Seção de Design Visual
Vídeo:
Seção de Produção Audiovisual
Trilha sonora: Banda Fora da Pauta

Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no
Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

homenagem da Banda Fora da Pauta

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido