Estagiária da Justiça Eleitoral do Paraná conquista três medalhas na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros

A estagiária na 137ª Zona Eleitoral de Maringá, Julia Ionta, participa de competições de natação desde criança e coleciona centenas de vitórias

Foto de duas mulheres em pé, Elaine Berbete e Julia Ionta. Julia está com suas três medalhas no ...
Servidora Elaine Berbete e Julia Ionta

A estudante de direito Julia Ionta, estagiária na 137ª Zona Eleitoral de Maringá, conquistou três medalhas (uma de prata e duas de bronze) de natação na edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Brasília.

A história de Julia no esporte começou quando seu médico indicou a natação como uma forma de melhorar suas crises de bronquite. Durante as aulas, Julia foi ganhando destaque e sua família decidiu mudar a menina para a equipe de treinos para participar de competições.

Foto de Julia Ionta em pé segurando as três medalhas nas mãos. No fundo, há uma grande piscina e...

História no esporte

Aos nove anos já competia por Maringá, na equipe da Associação de Pais e Atletas de Natação (Apan). Nos anos de 2015 e 2016, morou em Belo Horizonte para treinar e competir pelo Minas Tênis Clube, e, nessa época, conquistou suas principais vitórias da carreira, entre elas o 3º lugar nos 50 metros livre e 1º lugar no revezamento 4x50 metros livre, no Campeonato Brasileiro que ocorreu no Recife. Julia já participou de campeonatos sul-americanos, brasileiros, estaduais e regionais. Ela conta que suas principais provas são 50 m e 100 m livre, e seus melhores tempos são 26'' 55 e 57'' 68.

“Parei de contar minhas medalhas quando cheguei na 400ª, mas levo como vitória as conquistas pessoais que o esporte abriu para mim. Tive a experiência de morar em outro estado, sozinha, ganhei duas viagens para treinar nos maiores clubes dos Estados Unidos, conquistei bolsa-atleta para estudar em uma das melhores faculdades do país e pude conhecer inúmeros lugares e pessoas em competições”, relembra a atleta.

Para Julia, competir no Jubs sempre foi uma experiência divertida, é uma das competições mais importantes e legais para a estudante: “sempre faço novos amigos de esportes, estados e cursos diferentes, além de ser uma disputa absoluta muito forte”, explica.

Participar da última edição dos jogos foi ainda mais especial para a atleta, pois pôde conhecer o Distrito Federal, cidade dos três poderes do Direito brasileiro e cheia de pontos turísticos. Ela conta que foi um momento marcante também pela atipicidade de uma competição: “devido à pandemia, tivemos que seguir protocolos para a segurança de todos, mas a organização estava impecável e tudo ocorreu bem”, relata.

Rotina fora das competições

Atualmente, Julia tem uma rotina de treinos menos intensa comparada com a antiga, mas, ainda assim, é muito ativa. Hoje, com outra rotina e objetivos, ela tenta levar o esporte como hobby e saúde.

A estudante conta que nunca conseguiu se desprender da natação, por ser um esporte que proporcionou momentos muitos especiais na sua vida. “Nele, fiz meu máximo, sofri, chorei, gritei, sonhei, amei, superei, conquistei, abri mão de muita coisa, e me conheci”, ressalta. Para Julia, hoje, entrar nas piscinas é além de um “esporte para melhorar a saúde”, é seu momento de calmaria, quando sente que está conectada 100% com sua mente e corpo.

Além disso, Julia fala que estagiar na Justiça Eleitoral do Paraná a proporcionou muito aprendizado dentro do curso de Direito e na convivência. “Adoro minha equipe de trabalho, eles me incentivam bastante e vibram junto quando retorno dos campeonatos. Minha chefe, Elaine Berbete, sempre faz o possível para me ajudar nos treinos e viagens, além de passar muitos ensinamentos no cartório”, declara.


Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Beatriz Tedesco Prado
FotoS: Arquivo pessoal
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido