Justiça Eleitoral do Paraná encerra segunda edição do curso “Mulheres na Política”

Inteiramente gratuito e on-line, ciclo de palestras teve objetivo de capacitar pessoas para participar da vida política do país

Banner com fundo azul, com os dizeres "Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022", esc...

A Justiça Eleitoral paranaense, por meio da Comissão Mulheres na Política e da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), encerrou nesta quinta-feira, (28), a segunda edição do curso de capacitação on-line e gratuito “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022”, que teve início no dia 05 de outubro.

Foram dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h15, pela plataforma Zoom, totalizando 24 horas-aula com fornecimento de certificado para quem cumpriu 75% da carga horária.

No sétimo dia (26), a doutora Ana Carolina Clève, advogada e presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), discorreu sobre “Eleições, Propaganda e Mídias Sociais” e foi seguida pela professora Sirley Machado Maciel que falou sobre “Oratória e Assertividade nas Campanhas Eleitorais”.

No oitavo e último dia (28) de evento, Ana Claudia Santano, professora do programa de pós-graduação em Direito da Unibrasil, tratou da “Reforma Política, Participação Feminina e Democracia”, e logo depois, encerrando o curso, a doutora Ana Carolina Clève finalizou sua aula.

Para a doutora Flávia da Costa Viana, juíza titular da Corte Eleitoral e diretora executiva da EJE-PR, “a segunda edição do curso foi fruto de uma construção conjunta. Uma parceria muito bem sucedida entre a Comissão Mulheres na Política, a Coordenadoria de Comunicação Social e a EJE-PR. Servidoras e servidores valiosos pensando na melhor programação, no melhor horário, na melhor forma de divulgação. E contamos com a colaboração de excelentes professores. É motivo de orgulho para nós, da Justiça Eleitoral paranaense, contribuir para uma maior diversidade na política”.

A juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba e presidente da Comissão Mulheres na Política, doutora Adriana de Lourdes Simette, destacou a parceria com a EJE-PR e o excelente trabalho das professoras e professores, servidoras e servidores envolvidos. “A segunda edição do curso foi muito bem recepcionada pela comunidade, tivemos participantes de várias regiões do Brasil”, disse.

Pacto Global

Esta é a segunda edição do ciclo de palestras, que ocorreu pela primeira vez em outubro de 2019. A iniciativa compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, atende às metas estabelecidas pelo Objetivo 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Também atende a Meta 9 do Poder Judiciário, que estimula ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos ODS da Agenda 2030.

Texto: Marden Machado
Revisão: Beatriz Tedesco Prado
Arte: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido