TRE-PR ilumina fachada do edifício-sede em referência ao Outubro Rosa

A Justiça Eleitoral do Paraná apoia a campanha de prevenção ao câncer de mama e conscientização sobre a doença

Foto da fachada do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sendo iluminada na cor...

Desde o dia 01 de outubro, mês da luta contra o câncer de mama, o edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), localizado no Prado Velho, em Curitiba, recebe uma iluminação rosa (cor da campanha) durante a noite, por iniciativa da Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS).

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização ao controle do câncer de mama celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, o movimento existe desde 2002, tendo incorporado a conscientização do câncer de colo do útero em 2011.

Prevenção

Trata-se de uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem de forma acelerada, outros não. A maioria dos casos desse tipo de câncer possui uma boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado desde o início.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa da incidência de câncer de mama em 2021 é de 66.280 novos casos, o que apresenta uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo pesquisas anteriores.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, o que aumenta as chances de a paciente buscar tratamento e alcançar a cura.

O INCA promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema todos os anos. Além disso, publica materiais informativos com o intuito de conscientizar a população sobre os fatores protetores e a detecção precoce da doença.

Confira a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” criada pelo INCA.

No Brasil, diversas ONGs e projetos também proporcionam ajuda e informação à população. A Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM) é uma delas. Todas as pessoas podem ajudar com doações ou ações solidárias. Em Curitiba, a Associação Amigas da Mama realiza, por meio do voluntariado, ações e campanhas para ajudar no tratamento de mulheres com câncer de mama.


Texto: Laura Carlotto Borro
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Prado
Foto:
Arquivo
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido