Dia da Árvore (21) tem plantio de mudas e lançamento de guia

Na ocasião, também foi disponibilizado um Guia de Arborização

Desembargador Tito Campos de Paula regando a árvore plantada no Tribunal Regional Eleitoral do P...

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), o presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos e Paula, realizou o plantio de árvores no edifício-sede da instituição, em Curitiba. Também participaram do plantio o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e o diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

Durante o evento, o desembargador Tito Campos de Paula destacou a importância de cuidar da natureza: “estamos aqui neste ato simbólico para plantarmos uma árvore e deixar um exemplo às presentes e futuras gerações, conforme o
artigo 225 da Constituição Federal (todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado)”, disse.

Embora seja um ato simbólico, é exatamente para termos consciência, não apenas no dia 21 de setembro, mas em todos os dias da nossa vida, da preocupação de cuidar da natureza”, complementou o presidente. Foram plantadas mudas de Extremosa Rosa, Bougainville e Manacá-da-serra.

Foto do desembargador Vitor Roberto Silva, desembargador Tito Campos de Paula e doutor Valcir Mo...
Desembargador Vitor Roberto Silva, desembargador Tito Campos de Paula e doutor Valcir Mombach

Guia de Arborização

Na ocasião, foi lançado o Guia de Arborização , na versão digital, como parte das ações do Projeto de Arborização da instituição. O guia traz orientações sobre o plantio de árvores nas áreas externas dos fóruns eleitorais.

A Comissão de Arborização é formada pelas servidoras e servidores Cláudia Burkhart, Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves, Eduardo Jorge Serra Gonçalves, Marcos Alberto Kwiatkowski e Plínio Neves Angieuski. O Guia de Arborização também contou com a colaboração de Ana Maria Barbosa Candiotto, Claudenilson Comitre, Fabio Veiga e Luciane Miyoshi e da equipe da Seção de Design Visual (SDV), que fez a diagramação.

Acesse o Guia de Arborização

Chegada da primavera

O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro por anteceder o início da primavera no hemisfério sul. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas e incentivar a proteção do meio ambiente.

A Justiça Eleitoral do Paraná é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles “Ação contra a mudança global do clima” (13) e “Vida terrestre” (ODS 15). Nesse contexto, executa o Projeto de Arborização em todo o estado, por meio da Seção de Gestão da Sustentabilidade (SGS).

O projeto de plantio de árvores ainda contribui com o programa da Prefeitura de Curitiba, que pretende plantar 100 mil árvores em 2021, e atende ao art. 16, § 7º, da Resolução do CNJ n.º 400/21 , que dispõe: “o controle de emissão de dióxido de carbono dar-se-á pelo uso de fontes de energia renovável, de alternativas à utilização de combustível fóssil e pela realização de campanhas de plantio de árvores, contra o desmatamento e as queimadas nas florestas”.


Texto: Melissa Medroni
Imagens: Bernardo Gonzalez
Revisão: Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido