Aulas sobre as atividades da Corregedoria Eleitoral ocorrem no Fórum

Desembargador Fernando Wolff Bodziak discursa para os alunos do Curso de Formação Inicial de Juí...
Desembargador Fernando Wolff Bodziak discursa para os alunos do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos.

Ocorreu hoje, no Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o último dia do Curso de Formação Inicial Para Magistradas e Magistrados. A última aula foi introduzida pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Fernando Wolff Bodziak, ministrada pela Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Monica Miranda Gama Monteiro, sobre as atividades da Corregedoria Eleitoral e pelo Coordenador de Cadastro Eleitoral em exercício, Cleber Willian Rodrigues de Lara, sobre o cadastro eleitoral.

Em sua apresentação, o desembargador Bodziak falou das atividades da Corregedoria, sobre a necessidade do espírito colaborativo entre as magistradas e magistrados e a equipe do cartório eleitoral, e de seu papel não apenas como corregedor, mas também de sua função jurisdicional perante a corte do TRE, já que é relator nato de algumas classes processuais.

A Secretária Mônica abordou inicialmente a missão, a visão e os valores da Corregedoria e até os três pilares que norteiam a atuação da Corregedoria, que são a orientação, a fiscalização e a disciplina. Ela também falou da ordem geral dos serviços eleitorais, da prática cartorária, dos sistemas processuais  e do papel das Zonas Eleitorais quanto às atividades gerenciais e administrativas, e à competência jurisdicional. Outro tema abordado foram as metas e diretrizes estratégicas do Poder Judiciário e das corregedorias para o ano de 2023.

Na sequência, Cleber Lara, chefe da Seção de Gestão de Sistemas do Cadastro Eleitoral, comentou sobre a importância do Cadastro Nacional de Eleitores, suas diversas formas de controle e depuração, além da relevância desse banco de dados como ferramenta não apenas para a gestão dos serviços eleitorais, mas para todo Poder Judiciário. 

Ressaltou a importância dos sistemas auxiliares do Cadastro Eleitoral, como o Infodip – em que são informados óbitos, condenações e outras informações que impactem o cadastro eleitoral,  o SIEL – que permite o repasse de informações do Cadastro Eleitoral a diversos órgãos – e, o Painel BI, importante ferramenta de gestão dos cartórios eleitorais.

Ainda abordou sobre a retomada do atendimento biométrico e os desafios que a nova Resolução TSE nº 23.659/2021, que regulamenta a gestão do Cadastro Eleitoral, trouxe com a abordagem mais inclusiva e atenta a pessoas socialmente vulneráveis. 

Ao final da aula, que finalizou os três dias de curso, os alunos deram um retorno positivo sobre o curso como um todo; gostaram da possibilidade de se inteirar nas atividades eleitorais, e de descobrir novos sistemas que facilitem seu trabalho, mesmo que não atuem na Justiça Eleitoral.