Corregedor é eleito Presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Um homem sorrindo e vestido de terno está sentado atrás de uma mesa de madeira, sobre a qual est...
Desembargador Fernando Wolff Bodziak

No dia 27 de janeiro de 2023, durante a realização do 50ª Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil – CCORELB, em Fortaleza, no Estado do Ceará, o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, foi eleito por aclamação Presidente da entidade para a Gestão 2023/2024.

A nova diretoria vai exercer as atividades no período de 2023/2024.

Na ocisão, o desembargador Fernando Bodziak ressaltou que o objetivo é trabalhar com união, em uma grande equipe: "Todos nós somos um, a Grande Família das Corregedorias Eleitorais deste imenso Brasil, reunida em prol do interesse comum que é a Justiça Eleitoral", disse.

Segundo o Desembargador, os melhores resultados são obtidos se mantida a identidade de propósitos e o espírito de cooperação, observadas as particularidades regionais. "Fazemos parte de uma engrenagem que pode ter o seu funcionamento comprometido se uma de suas peças estiver passando por dificuldades. Com o apoio constante oferecido pela Corregedoria-Geral Eleitoral, tão bem dirigida pelo Excelentíssimo Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e de toda a sua competente e dedicada equipe", declarou.

Compõem também a nova diretoria o Desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral de Minas Gerais, como vice-presidente; a Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral do Amazonas, como 1ª secretária; e o Desembargador Leandro dos Santos, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do da Paraíba, como segundo secretário.


50ª Encontro do CCORELB

Por ocasião do evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023, corregedorias de todo o Brasil discutiram os desafios da Justiça Eleitoral.

O propósito dos encontros, que reúne corregedoras e corregedores eleitorais de todo o país, bem como juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores dos Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral, é trocar experiências e informações em busca do aprimoramento da realização das atividades.

No evento, além de palestrantes apresentando diversos painéis ao longo dos dois dias de encontro, o Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, Presidente de Honra do CCORELB, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira.

Pela Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná, também participaram a Secretária da Corregedoria, Mônica Miranda Gama Monteiro; a Coordenadora de Fiscalização e Regularização, Vanessa Piovezan Scholz Bravo; e o Coordenador de Cadastro Eleitoral, Guilherme Babora do Carvalhal. 


Programação

No primeiro dia de encontro, após a abertura, houve um espaço da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. Na sequência, o painel "Gestão das Ações de Apoio e de Cumprimento em Processos do Primeiro Grau" e a apresentação de pontos de interesse das corregedorias.

Durante o segundo dia, houve o pronunciamento do Ministro Benedito Gonçalves, Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, por ocasião da outorga da Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira. Em seguida, foi proferida a palestra "A Atuação das Corregedorias Eleitorais sob o prisma da LGPD", ministrada pela servidora do quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tatiana Wasilewski, assessora da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral.

Também ocorreram as apresentações "Projeto Células Gestoras" e "Comando e Controle da Operação Eleições 2022".

No final da tarde do último dia, foi realizada a eleição da nova diretoria do CCORELB e, na sequência, a elaborada a ata do encontro e assinada a Carta de Fortaleza.