Audiência pública debate segurança do voto em Castro (PR)

Município recebeu o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e equipe da Justiça Eleitoral, em evento sobre os desafios e ações das Eleições 2022

Fotografia de uma mesa de autoridades em um Fórum Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, acompanhado do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, e de equipes da Justiça Eleitoral, participou de uma audiência pública em Castro nesta terça-feira (26). Durante a tarde, o presidente conversou ao vivo com o eleitorado no programa Antena Repórter, na Rádio Antena Sul FM, e, na sequência, nos estúdios da Rádio Castro.

Castro conta, atualmente, com 52.337 eleitoras e eleitores, 54 locais de votação e 177 seções eleitorais. A audiência pública foi acompanhada presencialmente pela imprensa e por representantes de partidos políticos e de entidades civis. Na segunda-feira (25), o evento aconteceu no Fórum Eleitoral de Telêmaco Borba, com ampla participação da sociedade.

Assista à audiência pública de Castro na íntegra

Segurança

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PR, Gilmar de Deus, anunciou em Castro que em 2022 serão usadas novas urnas eletrônicas, fabricadas pela empresa Positivo, com mais recursos de segurança.

Respondendo a perguntas enviadas pelo YouTube, Gilmar explicou como é feita a substituição dos equipamentos eletrônicos em caso de falhas técnicas durante a eleição, o que ocorre com cerca de 1% das urnas eletrônicas no Paraná. Ele também adiantou que a coleta biométrica das pessoas que tiraram o título durante a pandemia será retomada em breve.

Saiba mais sobre a segurança do voto

Presenças

Compuseram a mesa de autoridades o desembargador Tito Campos de Paula; a doutora Adriana Paiva e o doutor Luiz Alexandre Prestes de Souza, respectivamente juíza e promotor eleitoral de Castro, que falaram sobre suas vivências em eleições anteriores; o doutor Antonio Sergio Bernardinetti David Hernandes, juiz de direito, que apresentou o painel "Segurança da urna eletrônica na visão de um magistrado eleitoral"; e o doutor Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR.

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes