Grupo de pesquisas

GRUPOS DE PESQUISA EM DIREITO ELEITORAL, CIÊNCIA POLÍTICA E GEOGRAFIA POLÍTICA

Os Grupos de Pesquisas da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná integram o programa “Justiça Eleitoral na Universidade”. Foram criados em 2017 para promover o aperfeiçoamento e aprofundamento dos estudos de Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política. Podem participar dos grupos anualmente servidoras e servidores, graduandas e graduandos, formadas e formados em qualquer curso superior.São divididos em três grupos.

O primeiro é o Grupo de Pesquisas em Direito Eleitoral e Ciência Política (GPEC) que é destinado preferencialmente para as acadêmicas e acadêmicos de qualquer curso superior.  Os colóquios são coordenados por uma professora ou professor mestre ou mestrando.

O segundo é o Grupo de Pesquisas Avançadas em Direito Eleitoral e Ciência Política (GPADEC) que é formado por estudantes de especialização, mestrado e doutorado em qualquer programa de pós-graduação. Os colóquios são coordenados por uma professora ou professor doutor ou doutorando.

O terceiro é o Grupo de Pesquisas em Geografia Política (GPGP) que é formado por acadêmicas e acadêmicos, em qualquer nível, com a participação dos docentes e discentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR), mas que permite a participação de estudantes de qualquer instituição de ensino superior.

Os acadêmicos participam de colóquios coordenados e orientados por um professor mestre ou doutor que será o orientador e presidirá a mesa. Os debates são documentados em vídeo e divulgados na página oficial e nas redes sociais do Tribunal e do projeto “Justiça Eleitoral na Universidade.

Cada acadêmico ocupa uma cadeira com um número, uma patronesse e um patrono que são personagens importantes do direito eleitoral, ciência política e geografia política.

As reuniões são mensais e virtuais, conforme calendário divulgado nos editais.

Os integrantes deverão obrigatoriamente defender o tema escolhido num dos debates e assistir aos demais. Ao final receberá 20 horas pela apresentação e mais 5 horas por sessão que comparecer, totalizando 40 horas de atividade complementar. Cada integrante deverá apresentar um resumo expandido do tema a ser apresentado que integrará os anais dos grupos de pesquisas, recebendo 10 horas e elevando para 50 horas de atividade complementar.

Os integrantes que apresentarem um artigo sobre qualquer tema de direito eleitoral, ciência política ou disciplinas também receberão mais 20 horas complementares e se o trabalho for aprovado pelo coordenador do colóquio e pelo Conselho Editorial, poderá ser publicado na Paraná Eleitoral-revista brasileira de direito eleitoral e ciência política.

Informações:

Escola Judiciária Eleitoral do Paraná

Assistência de Publicações e Projetos de Aperfeiçoamento
Rua João Parolin, 224 – Prado Velho (Mezanino da Biblioteca).
80.220-902 – CURITIBA - PARANÁ
Telefone: (41) 3330-8540 (12h às 18h).
Correio eletrônico: universidade@tre-pr.jus.br

- 6º Grupo de Pesquisas - Edital 1/2021: Regulamento e processo Seletivo

- 5º Grupo de Pesquisas - Edital 1/2020: Regulamento e processo Seletivo

- 4º GPEC - Edital 1/2019: Regulamento e processo eletivo