Apresentação

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná foi criada pela Resolução 437/2003, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Desde a reestruturação em 2016, o objetivo institucional consiste na promoção do Direito Eleitoral, Direito Partidário, Ciência Política e áreas afins, por meio de atividades de coordenação e divulgação de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, bem como divulgando eventos de interesse dos servidoras e servidores, magistradas e magistrados, acadêmicas e acadêmicos, estudantes do ensino fundamental e médio e a comunidade.
Hoje a escola atua, de acordo com as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral em três eixos:
Eixo "Cidadania"
A Escola Judiciária Eleitoral tem como um de seus objetivos fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e o desenvolvimento da consciência cívica dos cidadãos.
Nessa linha, por meio de programas como o Eleitor do Futuro, o Tribunal Jovem, o Parlamento Jovem e Justiça Eleitoral na Universidade, a Escola desenvolve a consciência política nas crianças, adolescentes e jovens, demonstrando a importância da participação ativa do cidadão no processo eleitoral.
A EJE conta com um espaço, chamado Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, que se traduz em um instrumento importante de educação para a cidadania. Está sediada no Fórum Eleitoral de Curitiba, anexa à Central de Atendimento ao Eleitor. Recebe crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas em tardes de aprendizado com brincadeiras pedagógicas com o objetivo de desenvolver a consciência política e prepará-los para o exercício dos direitos políticos. O programa inclui a difusão de conhecimentos sobre a história política do Brasil, do Estado e dos municípios, além de orientar acerca do processo eleitoral, do funcionamento das urnas eletrônicas, da apuração e da organização da Justiça Eleitoral.
O programa Justiça Eleitoral na Universidade desenvolve atividades de desenvolvimento dos conhecimentos em Direito Eleitoral, Direito Partidário, Ciência Política, Geografia Política e áreas correlatas. Conta com três grupos de pesquisas direcionados aos graduandos e pós-graduandos nas áreas que envolvem a política e as eleições. Outra vertente é a Paraná Eleitoral – revista brasileira de direito eleitoral e ciência política, editada em parceria com a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná que, desde 1955, publica artigos científicos de interesse da comunidade acadêmica política-eleitoral.
Eixo "Capacitação"
O segundo eixo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná tem como objetivo a capacitação de servidoras, servidores, magistradas e magistrados, bem como as mesárias e os mesários que atuam nos pleitos eleitorais.
Os cursos e eventos de aperfeiçoamento e capacitação são promovidos para o atendimento das demandas de desenvolvimento profissional em todas as áreas de atuação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
As atividades são realizadas pelo ensino presencial ou remoto ou pela educação à distância por plataformas virtuais.
Eixo "Aprimoramento das Práticas Eleitorais"
O terceiro eixo de atuação tem como objetivo a divulgação de práticas eleitorais para o público externo como eleitoras e eleitores, magistradas e magistrados, advogadas e advogados, integrantes do Ministério Público, autoridades dos três poderes, candidatas e candidatos, docentes e discentes em todos os níveis de ensino, jornalistas e demais interessados no processo eleitoral.
Escola Judiciária Eleitoral do Paraná |
---|
Telefone: (41) 3330-8803 |