Histórico

Após uma década, Justiça Eleitoral do Paraná encerra revisões biométricas obrigatórias em 2019

A Justiça Eleitoral do Paraná comemorou dia 29/11/2019 a conclusão, três anos antes da meta nacional, da revisão biométrica do eleitorado. A marca é resultado de uma década de esforços integrados, que mobilizou diversos presidentes, membros da Corte, juízes eleitorais, promotores, servidores, requisitados, estagiários, contratados, prefeituras, entidades públicas e privadas, imprensa e, em especial, os quase oito milhões de eleitores de todas as cidades paranaenses.

Além de garantir a segurança na identificação do eleitor, o cadastro com biometria diminui o número de abstenções nas eleições.

Balsa Nova: projeto piloto

A Justiça Eleitoral do Paraná encerrará um ciclo que teve início em 2009, no município de Balsa Nova, como um projeto piloto, que definiu como a Justiça Eleitoral do Paraná atuaria no recadastramento dos eleitores do estado, a seguir, em 2011, a revisão biométrica chegou a Curitiba, depois passou pela Região Metropolitana da capital e seguiu para Londrina e Maringá, ganhando todo o Estado ao longo dos anos. Em cada cidade, foram assinados convênios e instituições vieram em socorro dos chefes de cartório que tiveram o desafio de coletar as digitais de toda a população em idade de votar.

Esforço coletivo

A revisão biométrica recebeu o apoio das prefeituras, que cederam, em muitos casos, as estruturas físicas montadas nas centrais de atendimento ao eleitor, como cadeiras e tendas, além da força de trabalho atrás dos guichês. As polícias, militar e federal, emprestaram seus conhecimentos em coleta de digitais. O Exército enviou soldados para auxiliar no atendimento. A imprensa, câmaras municipais e igrejas espalharam as mensagens de convocação dos eleitores.

Atendimento

Foram feitos atendimentos em 158 municípios sede de zona e 39 postos descentralizados, totalizando 197 locais espalhados pelo Estado.

Zonas em ação

Em algumas zonas eleitorais, apenas dois servidores eram responsáveis por executar, com o suporte da sede, essa verdadeira operação de guerra: convocar os eleitores, promover campanhas na imprensa, dar andamento aos processos, assessorar o juiz, administrar o fórum eleitoral e distribuir e coordenar as atividades dos estagiários e contratados, entre tantas outras incumbências.

Onde não havia meios de comunicação disponíveis, a mensagem da biometria propagou-se por ruas, praças e avenidas em alto-falantes de carros de som usados para alcançar os eleitores até da zona rural.

Animação revela a evolução da biometria ao longo da década

Mensagem oficial de agradecimento- Confira as mensagens do presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, do vice-presidente e corregedor, desembargador Tito Campos de Paula, e do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, em comemoração ao fim da biometria no Paraná.