Revista Biometria

download da Revista Biomeria - formato pdf - aprox 20MB

O DESAFIO DA BIOMETRIA

No início de março de 2010, em uma audiência que tive com o Ministro Ricardo Levandowski, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, fui desafiado, junto com o Diretor Geral do TRE do Paraná, Ivan Gradowski, a promover o recadastramento biométrico de todos os eleitores de Curitiba.

A tarefa não seria simples. Nosso eleitorado contava com mais de um milhão e trezentos mil eleitores e o tempo era curto para a execução da tarefa. Teríamos aproximadamente dez meses para trazê-los todos, ou pelo menos, 80% deles, à nossa Central de Atendimento.

Ainda em Brasília, iniciamos o planejamento do projeto “Biometria Curitiba” e definimos a data de 28 de março para o início do processo.

Com a aprovação da Resolução nº 599/2011 por nossa Corte, as regras foram definidas e o período de recadastramento marcado: de 28 de março de 2011 até 20 de janeiro de 2012.

Iniciamos os trabalhos com 60 guichês de atendimento e, gradativamente, fomos ampliando a estrutura que, ao final do processo contava com 230 guichês.

A partir de junho de 2011, após o desenvolvimento de um sistema próprio de agendamento, foi permitido ao eleitor escolher e marcar antecipadamente dia e hora para seu atendimento. Essa ferramenta se revelou peça importantíssima para o sucesso da empreitada.

Em agosto, perto de atingir a marca de quinhentos mil eleitores cadastrados, passamos a atender todos os dias da semana, no horário das 8h00 às 18h30min.

Finalmente, no dia 19 de janeiro de 2012, penúltimo dia do prazo estipulado na Resolução, mais precisamente às 10h35min, conseguimos atingir a meta de 80% do eleitorado de Curitiba revisado pelo sistema biométrico.

Curitiba tem, de acordo com o último censo, 1.746.896 habitantes. Podemos afirmar agora que nos últimos dez meses nossa Central de Atendimento recebeu a visita de dois terços da população de nossa Capital, ou seja, pouco mais de 1.130.000 eleitores atenderam ao nosso chamamento. Nossa média foi superior a 4.400 eleitores, um número maior que a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado em Curitiba, que é de 4.025 pessoas.

Meus parabéns a todos os que participaram e tornaram possível essa grande ação de cidadania e, finalmente, parabéns ao povo de Curitiba, que provou mais uma vez que é ordeiro, cumpridor de suas obrigações e exemplo para o Brasil.

Irajá Prestes Mattar
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

download da Revista Biomeria - formato pdf - aprox 20MB