Transporte de eleitores idosos, com deficiência ou mobilidade reduzida a fim de garantir o exercício do voto às pessoas que apresentam dificuldades (ID 20)

No nosso maior Colégio Eleitoral, Colégio Pedro Effco, onde são instaladas 11 seções eleitorais, reunindo aproximadamente 4.400 eleitores, assim como para o Salão Paroquial da Igreja Matriz, requisitamos da Secretaria de Saúde cadeiras de rodas para atender eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. Em alguns locais de votação com várias seções, como é o caso do Colégio Pedro Effco, treinamos pessoas para, entre outras tarefas, atender principalmente as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, levando a cadeira de rodas até o veículo e ajudando a acomodar o eleitor na cadeira e, inclusive, conduzindo o eleitor até a sua seção eleitoral. Mesmo nos casos em que não há a necessidade de cadeira de rodas, mas sempre que identificada a presença de eleitor idoso, ou com deficiência ou com a mobilidade reduzida, esse auxiliar instruído pelo Cartório Eleitoral, prontifica-se a identificar a seção do eleitor, oferece a cadeira e o acompanho até a respectiva seção eleitoral, levando-o até o secretário da seção para reforçar a necessidade da preferência ao exercício do voto.

Tal atitude demonstrou que os eleitores com alguma dificuldade sentem-se mais seguros e ficam felizes pela gentileza recebida e tal experiência certamente refletirá na próxima eleição, em que o eleitor mesmo sabendo das suas dificuldades, terá a certeza de que haverá um colaborador da Justiça Eleitoral para auxilia-lo. Percebemos que essa prática, mesmo parecendo singela, faz a diferença para muitas pessoas, principalmente para as pessoas idosas cujo voto lhes é facultativo, pois as mesmas se sentem valorizadas e com certeza esse prestígio que receberam importará para que continuem votando, mesmo sabendo que a lei já não mais as obriga ao voto.

Houve um caso em especial em que um eleitor reportou ao colaborador Alexandre que tinha vergonha de votar devido à sua condição física (atrofia), contudo, nosso colaborador, que já é uma pessoa gentil por natureza, conversou e incentivou o eleitor, demonstrando a importância do voto, demonstrando ao eleitor que a sua atitude era um exemplo para todos. O eleitor ficou muito agradecido e temos certeza que o gesto, o bom-senso do colaborador fez toda a diferença para o eleitor naquele dia.

Mesmo existindo a figura do administrador de prédio, sabemos que em muitos locais é preciso mais colaboradores justamente para garantir a acessibilidade, para favorecer as condições do local a fim de que pessoas com deficiência, alguma dificuldade ou mobilidade reduzida sejam acolhidos e sintam-se bem no local de votação para poderem votar. Numa sociedade em que o voto muitas vezes é banalizado, temos a preocupação com todos os eleitores, especialmente com aqueles que requerem mais atenção.

Na época da biometria fizemos diversas campanhas em Encontros de Idosos e sempre que recebíamos idosos ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fazíamos questão de publicar na nossa página do Facebook, a fim de demonstrar nosso carinho e a importância que todas as pessoas têm.
Durante a biometria conseguimos resgatar uma antiga mesária que já havia trabalhado como voluntária há anos, o nome dela é Joana Moreira Kovalski, nascida em 11/09/1951, e na última eleição voltou a ser voluntária. No treinamento de mesários fizemos uma homenagem especial a ela e lhe entregamos uma flor para expressar o nosso reconhecimento pelo importante papel desempenhado por ela como mesária voluntária.

Outra prática que adotamos na 12.ª Zona Eleitoral é atender eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que nos telefonam e pedem ajuda para o transporte até o respectivo local de votação. Um dos eleitores é o Sr. Mario Hoffmann, de 83 anos, nascido em 06/06/1936, que juntamente com a sua esposa vieram fazer a biometria e deram uma lição de cidadania. Na véspera da eleição o eleitor Mario telefonou no Fórum Eleitoral e perguntou se poderíamos leva-lo à sua seção eleitoral que dista aproximadamente 3 km de sua casa. Respondi que sim e marcamos para às 10 horas na manhã de domingo da eleição. No dia da eleição o motorista foi até à residência do eleitor e o levou até a Escola da Água Branca. O Sr. Mario ficou extremamente feliz porque pôde votar e valorizado pela Justiça Eleitoral. Fizemos um vídeo com o eleitor Mario Hoffmann demonstrando a sua satisfação pelo tratamento recebido.

Temos certeza que muitas Zonas Eleitorais adotam atitudes como as nossas, mas também acreditamos que algumas não o fazem, logo, acreditamos ser importante essa troca de experiência porque boas práticas devem ser compartilhadas!

Participantes:

Jebneel Szrajia – SPJ
Alexandre Walter Muller – 12ª ZE DE SÃO MATEUS DO SUL
Ana Claudia Neumann Cabral - 12ª ZE DE SÃO MATEUS DO SUL