Orientações para o Descarte Sustentável de Material de Eleições
Com o fim do período eleitoral, surge a importante tarefa de descartar o material de campanha de forma consciente e responsável. O descarte inadequado pode gerar um grande impacto ambiental e social. Pensando nisso, o TRE-PR fornece as seguintes orientações para o descarte sustentável do material eleitoral:
- Separação e Reciclagem de Papel e Plástico
A maior parte do material eleitoral, como santinhos, cartazes e bandeiras, é composta por papel e plástico. Esses materiais são recicláveis e devem ser separados do lixo comum.
- Papel: Verifique se o material é apenas papel. Se houver plásticos ou adesivos que não podem ser facilmente removidos, talvez ele não seja totalmente reciclável como papel.
- Plástico: Bandeiras e alguns tipos de cartazes podem ser feitos de plástico. Separe-os por tipo de plástico, se possível (muitos têm um símbolo de reciclagem com um número).
- Descarte de Cavaletes e Estruturas Maiores
Cavaletes e outras estruturas maiores de propaganda são frequentemente feitos de madeira, metal ou PVC. Se estiverem em bom estado, podem ser doados para marcenarias, artesãos ou cooperativas que promovem a reciclagem de lixo.
- Resíduos Eletrônicos (se houver)
Embora menos comum em material de campanha tradicional, alguns itens podem conter componentes eletrônicos (luminosos, por exemplo).
- Descarte adequado: Pilhas, baterias e outros componentes eletrônicos nunca devem ser descartados no lixo comum. Procure pontos de coleta específicos para lixo eletrônico.
Havendo dúvidas ou dificuldades para o descarte, os partidos políticos e candidatos poderão entrar em contato com as Zonas Eleitorais a fim de obter informações sobre a destinação correta dos materiais e a possibilidade de entrega direta à associações e empresas parceiras ou diretamente em cartório ou, ainda, com a Seção de Sustentabilidade do TRE-PR pelo e-mail sustentabilidade@tre-pr.jus.br