Des. Keppen assume a direção do Codeje
Des. Keppen assume a direção do Codeje

O Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, tomou posse nesta quinta-feira, 11, como diretor do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). O evento foi realizado no Salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro João Otávio de Noronha, e do presidente do TRE do Paraná, des. Jucimar Novochadlo.
Após ser empossado, o novo diretor agradeceu a confiança depositada pela antiga Diretoria e afirmou que este é um passo muito importante para a sua carreira. “Sei que terei o apoio dos que aqui passaram e peço a ajuda dos demais componentes da nova Comissão Executiva do Codeje, para que trabalhemos cada vez mais unidos. Vamos nos abraçar para fazer desse espaço um local de construção coletiva”, disse. Segundo ele, desde os primeiros dias de sua carreira o tema eleitoral o encantou. “Está no sangue a minha vinculação a esse ramo do Direito, que tanto serviço presta à democracia. Sempre estive e estarei à disposição. A nossa história democrática e a nossa democracia muito devem ao trabalho de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral”, afirmou.
A juíza Fabiana Andrea de Almeida Oliveira Pellegrino, diretora da EJE-BA, assumiu o cargo de vice-presidente. A eleição dos novos dirigentes do Codeje ocorreu em abril deste ano, em reunião extraordinária, em Salvador - BA. Além dos novos presidente e vice-presidente, foram empossados na Comissão Executiva do Codeje o juiz José Antônio Robles, diretor da EJE-RO, para secretário, e como membros: o desembargador Wagner Cinelli, diretor da EJE-RJ; a juíza Joriza Magalhães Pinheiro, diretora da EJE-CE; o juiz Jean Michetti, diretor da EJE-RR; o juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, diretor da EJE-MT; o desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, diretor da EJE-RS; e o juiz Alexandre Lenine de Jesus Pereira, diretor da EJE-AL.
O Codeje foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Seu objetivo é fortalecer as Escolas Judiciárias por meio de diversas ações, dentre elas: elencar e orientar as demandas, debater os problemas enfrentados, compartilhar experiências e manter a comunicação permanente. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.
Atualmente, todos os TREs do Brasil possuem uma EJE, que tem como objetivo promover o conhecimento em Direito Eleitoral, por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão, ciclos de estudos e seminários ao público interno e externo.

