Justiça Eleitoral do Paraná inicia os atendimentos ao eleitorado no litoral
Ação, que aproveita a movimentação decorrente do Carnaval, estende-se até o dia 20 de fevereiro

Nesta quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou, em Pontal do Paraná, a ação de atendimento e orientação de eleitores no litoral do estado que se estende até o dia 20 de fevereiro. Aproveitando a movimentação decorrente do Carnaval, os representantes do TRE-PR regularizam a situação dos eleitores e divulgam informações sobre o final do prazo para emissão e regularização do Título Eleitoral (dia 6 de maio).
A secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação do TRE-PR, Solange Maria Vieira, destacou que cidadãos que passarem pelo local também receberão orientações sobre a votação que será realizada no dia 4 de outubro, como a sequência de cargos na urna eletrônica e a importância de levar as “colinhas” para facilitar o processo no dia do pleito. “A eleição deste ano exige que os eleitores levem as colas porque são seis cargos em disputa. Sem os números anotados, podem ocorrer dificuldades na votação”, enfatizou.
A artesã Beatriz Hembecker Bill, residente há cerca de 12 anos no Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, relatou que a iniciativa facilitou a transferência de domicílio do seu Título Eleitoral. “Quando eu ouvi essa notícia [do mutirão] pelo rádio foi uma imensa felicidade porque, estando perto de casa, eu não precisei me deslocar para Curitiba e agora eu voto no lugar onde eu estou morando”, declarou.
Para serem atendidos, os eleitores devem ter em mãos um documento oficial de identidade com foto, CPF (se houver), comprovante de residência recente (emitido há, no mínimo, três meses e, no máximo, um ano) e comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos em 2026).

As ações, que também ocorrerão nos municípios de Guaratuba e Matinhos, integram o programa Cidadania Plena do TRE-PR, que tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços eleitorais. Os mutirões no litoral contam com o apoio da van adaptada para atendimento ao projeto. Desde 2024, a iniciativa já atendeu mais de 31 mil eleitores paranaenses residentes em locais distantes de sedes de Fóruns Eleitorais.
Divulgação de campanhas
Durante o evento, a equipe da Justiça Eleitoral do Paraná apresenta ao eleitorado as suas principais campanhas em 2026, entre elas a de estímulo ao voto dos jovens e a de incentivo à participação dos eleitores como mesários, divulgando as vantagens de trabalhar nas eleições.
As pessoas que passarem pelos locais também receberão impressos os “voto goods”, ilustrações para colorir sobre temas relacionados à Justiça Eleitoral, inspiradas na coleção de livros que faz sucesso entre crianças, jovens e adultos. Quem colorir pode tirar uma foto e marcar o @ do TRE-PR nas redes sociais para que as pinturas sejam publicadas pelo perfil do Tribunal no Instagram.
Próximas ações
Guaratuba
Datas: 13, 16 e 19 de fevereiro
Horário: das 10h às 17h
Local: morro do Cristo
Endereço: avenida Atlântica, nº 2338
Matinhos (Caiobá)
Datas: 14, 17 e 20 de fevereiro
Horário: das 10h às 17h
Local: na frente da sorveteria D’Vicz
Endereço: avenida Atlântica, nº 2585
Pontal do Paraná
Datas: 15 e 18 de fevereiro
Horário: das 10h às 17h
Local: passarela de Ipanema
Endereço: avenida Deputado Aníbal Khury, nº 4702
Acesse os links úteis do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

