TRE-PR participa de Oficina de Combate à Desinformação

Tribunal, que lança neste ano a primeira central de checagem da Justiça Eleitoral, foi selecionado para participar do treinamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Instituto de Tecnologia e Equidade

TRE-PR: Combate sistêmico à desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é um dos cinco regionais eleitorais selecionados para participar da oficina de Combate Sistêmico à Desinformação nas Eleições 2020, resultado de uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E).

A Justiça Eleitoral paranaense foi convidada a integrar o treinamento por causa da sua Central de Combate à Desinformação, projeto que, no período eleitoral, vai checar informações duvidosas que circularem nos meios digitais sobre a segurança das urnas e o processo eleitoral. Também estão recebendo treinamento os servidores do TRE-BA, TRE-ES, TRE-SP e TRE-TO.

A capacitação no Paraná, que começou no dia 23 de março e vai até 13 de maio, é dividida em oito módulos e conta com a participação de servidores da Coordenadoria de Comunicação Social, Secretaria de Tecnologia da Informação e dos gabinetes dos juízes membros da Corte. A oficina é realizada pelo Google Hangouts MEET, plataforma de videoconferência de uso corporativo do Google, devido ao isolamento social causado pelo Covid-19.

De acordo com Márcio Vasconcelos, diretor-presidente do IT&E e professor das oficinas, o curso é mais um reforço no combate à desinformação. “A oficina trará novos conhecimentos para o desenvolvimento de um plano de ação para o combate à desinformação em eleições, conhecimento este baseado em Pensamento Sistêmico, uma teoria que busca compreender os fenômenos complexos a partir da ação e da reação dos vários agentes que atuam dentro de sistemas”, diz.

 

Texto: Valeska Loureiro
Foto: Reprodução/Enya Melissa Murara
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido