Eixo Articulação Interinstitucional e Social
(i) fomento da colaboração da sociedade civil, das instituições governamentais ou não, da academia, para promover a linguagem simples em documentos (0 a 4 pontos);
(iii) compartilhamento de boas práticas e recursos de linguagem simples;
A página “Linguagem Cidadã”, hospedada no Portal do TRE-PR e facilmente acessada por um banner na página inicial, reúne todas as boas práticas em linguagem simples do Tribunal com o objetivo de promover uma comunicação mais acessível e inclusiva com a sociedade. A apresentação visual foi pensada para que qualquer pessoa conseguisse facilmente encontrar, entender e utilizar as informações de que precisa.
A página é estruturada conforme os cinco eixos do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples e atualizada com cada nova ação promovida pela instituição. Nela também é possível acompanhar uma linha do tempo com todas as matérias sobre o tema desde 2021 e baixar diversos materiais de apoio para auxiliar na disseminação de boas práticas em linguagem simples.
Acesse a página Linguagem Cidadã
(v) estabelecimento de parcerias com universidades, veículos de comunicação ou influenciadores digitais para cooperação técnica e desenvolvimento de protocolos de simplificação da linguagem (0 a 4 pontos).
Programa de Visitas Acadêmicas: dentro do eixo de atuação voltado ao aprimoramento, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) promove visitas técnicas para oportunizar a universitários do Paraná o acesso a conteúdos e vivências relacionados ao funcionamento da Justiça Eleitoral. Desde 2025, esses temas são abordados pelos membros da Corte com linguagem simples, apresentando a instituição, seus espaços e atividades por meio de enunciados diretos como: “O que é o TRE?”, “Para que serve a Justiça Eleitoral?”, “Como funciona uma audiência?”.

