Acessibilidade

Banner Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR

CPAI – Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão

A CPAI – Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná atua constantemente para difundir o conhecimento – e reconhecimento - dos direitos das pessoas com deficiência. Nossa missão é implementar medidas para a remoção de barreiras básicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, a fim de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia, de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no processo eleitoral.

Realizações:

- Capacitação em Libras, via EaD (ENAP) de 373 servidores de todo estado entre out/2019 e janeiro/2020.
- Convênio com CIEE/PR: curso presencial de Libras, nível básico I, para 30 colaboradores da Central de Atendimento e cartórios eleitorais de Curitiba.
- Sessões acessíveis: contratação de Intérprete de Libras (licitação realizada em 15 de maio de 2020) para prestação de serviços durante as sessões (ordinárias, extraordinárias e solenes) e eventos com público externo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
- Criação, na rede social Facebook, da página oficial da CPAI (CPAI - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) para repasse de informações sobre pessoas com deficiência a todos os eleitores – com ou sem deficiência. Todas as postagens da página contam com descrição de imagens e vídeo, com as hashtags #pracegover e #pratodosverem.
- Criação, na rede social Instagram, da página oficial da CPAI (@cpai.tre.pr) para repasse de informações sobre pessoas com deficiência a todos os eleitores – com ou sem deficiência. Todas as postagens do perfil contam com descrição de imagens e vídeo, com as hashtags #pracegover e #pratodosverem.
- Convênio com TRT9 para compartilhamento de experiências.
- Parceria com Assessoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba para realização de duas etapas do Evento “Sentido na Pele”, para servidores do Fórum Eleitoral de Curitiba e sede.

Projetos:

- Eleições: disponibilizar coordenadores de acessibilidade nos locais de votação.
- Sensibilização: realização do evento “Sentindo na Pele” no interior do estado.
- Capacitação: curso à Distância de Libras, gratuito, pela EaD da ENAP, para todos os colaboradores da Justiça Eleitoral e demais cidadãos; Curso presencial de Libras, níveis básico I, II e III, por meio do Convênio com CIEE/PR, para colaboradores de Curitiba e cartórios do interior interessados.
- TRE Acessível: identificar e eliminar barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais no Paraná.

Com a sua constante atuação, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão pretende tornar a Justiça Eleitoral do Paraná reconhecida pelas pessoas com deficiência e pela sociedade como uma instituição acessível e inclusiva, com empatia, inovação e iniciativa.

A democracia só existe com acessibilidade e inclusão!

Rybená

Ferramenta que permite aos surdos, deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade de entendimento dos conteúdos web. É uma tecnologia assistiva para traduzir textos do português para libras e voz.

Por questões de segurança e desempenho, a visualização e a leitura de arquivos PDF pelo Rybená estão disponíveis apenas nos navegadores Chrome e Firefox. O recurso não é compatível com o Internet Explorer.

Atalhos

Confira os comandos utilizados como atalhos para acessar seções específicas no Portal TSE:

Usando o Google Chrome

  • Alt+1 direciona para o conteúdo principal do portal
  • Alt+2 direciona para o menu principal do portal.
  • Alt+3 direciona para o campo de busca.
  • Alt+4 direciona para o mapa do site.
  • Alt+5 redireciona para a página de busca avançada.
  • Alt+6 redireciona para a página inicial.
  • Alt+7 redireciona para a página de acessibilidade.

Usando o Firefox

Ao utilizar o navegador Firefox, substitua Alt+número pelo comando Alt+Shift+número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt+Shift+número, tecle Ctrl+Alt+número.


Usando o Internet Explorer

Para quem utiliza o Internet Explorer, usa o Alt+número+Enter.


Usando o Ópera

Tecla-se Shift+Esc+número. Ao teclar apenas Shift+Esc será exibida uma janela com todas as alternativas de Acesskey da página.

Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.).

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

  • Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente.
  • Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo.
  • Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).

 

O TSE desenvolve ações no sentido de facilitar e ampliar o acesso a seu portal de internet aos portadores de necessidades especiais e àqueles com restrições motoras transitórias.

Ao codificar suas páginas web em conformidade com as recomendações do órgão que estabelece as diretrizes internacionais para a acessibilidade na Web - Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), também atende ao que estabelece o art. 8º, § 3º, inciso VIII da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), a Resolução-TSE nº 23.381/2012, o Decreto nº 5.296/2004 e o Decreto nº 6.949/2009.

Outra lei que tem de ser observada é a 13.146/2015, em especial, para sites, seus arts. 63 a 73.

Além das ferramentas de acessibilidade disponibilizadas no código das páginas — como o texto alternativo para as imagens utilizadas, a descrição dos conteúdos de formulário, as teclas de atalho e de salto de conteúdo —, o usuário que tiver alguma dificuldade para acessar os conteúdos do site pode utilizar a ferramenta de zoom do navegador e, também, as opções de contraste de tela.

Há uma validação constante das páginas do portal do TSE feita por meio de serviços on-line especializados, bem como o auxílio de alguns servidores da Justiça Eleitoral (portadores de necessidades especiais) a fim de garantir um acesso universal e democrático.