Justiça Eleitoral é destaque no V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral
Justiça Eleitoral é destaque no V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral

Após três dias de intensos e profundos debates foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 08, no Grande Auditório do Teatro Positivo, o V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e que contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
O ministro José Antônio Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferiu palestra especial que teve como tema A Justiça Eleitoral Brasileira: 70 anos ajudando a (re)contruir a democracia no Brasil”. A palestra marcou a abertura deste último dia do Congresso, que teve uma presença recorde de participantes.
A mesa final foi presidida pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TRE do Paraná, teve como conferência de encerramento “A Missão Constitucional da Justiça Eleitoral – Entre o ativismo e a autocontenção judicial”, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e que assumirá a presidência do TSE no início de maio próximo.
Na ocasião foi feito o lançamento do Concurso Científico Prêmio ministro Sepúlveda Pertence, que estava presente compondo a mesa.
O desembargador Keppen, ao encerrar o evento, prestou homenagem a Assis Brasil, que foi o “sementeiro da Justiça Eleitoral brasileira”. Referiu-se ao Ministro Sepúlveda Pertence como o “luzeiro da Justiça Eleitoral” e nomeou o Ministro Gilmar Mendes como “um dos guardiões mais ferrenhos da Justiça Eleitoral”. Ao final, homenageou todos os demais que trabalham pela Justiça Eleitoral, chamados pelo desembargador de “operários da Justiça Eleitoral”.
Na foto, da esquerda para a direita: Carla Karpstein (Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR), Prof. Manoel Knopfholz (Universidade Positivo) , Gustavo Severo (Advogado), Min. Gilmar Mendes (TSE), Des. Tomasi Keppen (Presidente do TRE-PR), Des. Xisto Pereira (Corregedor e Vice-Presidente do TRE-PR), Gustavo Bonini Guedes (Presidente do Iprade), Min. Sepúlveda Pertence.

