14ª ZE de Ponta Grossa promove encerramento de projetos voltados à conscientização de jovens eleitores
Solenidade contou com a participação da juíza eleitoral Franciele Narciza Martins de Paula Santos Lima, idealizadora das iniciativas, e do desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior

Na manhã desta terça-feira (16), ocorreu a cerimônia de encerramento dos projetos “Semana do Voto Jovem” e “Escuta Ativa com a Justiça Eleitoral”, no município de Ponta Grossa (PR). As ações, que reuniram adolescentes residentes de áreas rurais da cidade para a realização de diversas atividades, tiveram como objetivo conscientizar e incentivar o engajamento dos jovens no processo eleitoral.
Idealizadas pela juíza da 14ª Zona Eleitoral (ZE), doutora Franciele Narciza Martins de Paula Santos Lima, as iniciativas contaram com o apoio de servidoras e servidores do Cartório. O evento desta terça-feira (16) teve ainda a presença do juiz-membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior.
Durante a cerimônia de encerramento, as alunas e os alunos candidatos apresentaram suas propostas de governo e receberam diplomas entregues pelas autoridades presentes. Na primeira etapa do projeto, os estudantes do Colégio Estadual do Campo Brasílio Antunes da Silva haviam participado de uma eleição simulada baseada em propostas apresentadas por diversas chapas, compostas pelas estudantes e pelos estudantes Thomas Bueno Ferreira, Maria Fernanda Cidral Meira, Giuliana Aparecida Messias Slompo, Keidiellen Mayse Vieira de Freitas, Isabelly Cardoso Daeuble, Renata Vitória da Fonseca, Cainã Folmann Forbeck e Edilaine Kostrzewcz dos Santos.
No encerramento, a aluna Edilaine Kostrzewcz dos Santos, que venceu o concurso de redação promovido pela 14ª ZE, também teve a oportunidade de ler o seu texto a todos os presentes. O trabalho teve como tema “Voto Jovem: seu voto, sua voz o futuro começa agora”.
Presenças
Estiveram presentes no evento o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior; a doutora Franciele Narciza Martins de Paula Santos Lima; o juiz da 139ª ZE, doutor Antonio Acir Hrycyna; a promotora da 14ª ZE, doutora Eliane Miyamoto Fortes; e a juíza da Vara da Infância e Juventude e diretora do Fórum Estadual de Ponta Grossa, doutora Noeli Salete Tavares Reback.
Também participaram da solenidade a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o presidente da Câmara Municipal, Julio Francisco Schimanski Kuller; a secretária de Educação do município, Joana Darc Egg; a professora Marceli Amaro Cinel, o professor Nilton Dutra e demais autoridades locais, como vereadores e juízes de direito.
Etapas anteriores
Além da eleição simulada e do concurso de redação, a ação promovida pela 14ª ZE durante o mês de novembro contou com rodas de conversa sobre temas como cidadania, voto consciente, organização dos Poderes, atribuições do Poder Judiciário, funcionamento da urna eletrônica, participação das mulheres na política e outras minorias e checagem de informações falsas.
Na segunda etapa da iniciativa, realizada no dia 2 de dezembro, as estudantes e os estudantes que ainda não tinham Título de Eleitor puderam comparecer ao Fórum Eleitoral de Ponta Grossa para realizar o alistamento. Na ocasião, foram registrados 36 novos cadastros. A iniciativa buscou incentivar jovens entre 15 e 17 anos a tirarem o Título Eleitoral e a participarem ativamente do processo democrático nas Eleições 2026.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

